Polícia Federal para por três dias

Data: 13/03/14

Policiais federais de todo o país pretendem intensificar, a partir de hoje até a próxima quinta, as ações da categoria por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Em alusão à burocracia do setor público, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) pretende levar a Brasília balões infláveis brancos em formato de elefante. No Recife, os policiais federais pernambucanos vão se concentrar, a partir das 9h de hoje, na Superintendência Regional no Cais do Apolo onde farão panfletaço. No interior do estado a mobilização será em frente às delegacias da Polícia Federal (PF) em Caruaru e Salgueiro.

A greve destes três dias faz parte do calendário progressivo de paralisações da categoria, que iniciou com um dia, em 11/02, dois dias, em 25 e 26/02, e nesta semana, com três dias de greve. Nesse período, os serviços essenciais prestados pela Polícia Federal bem como prisão em flagrante e transporte de presos para audiências serão mantidos com 30% do efetivo. Já a liberação de certificado de registro de arma, alvará de funcionário, a liberação para compra e a emissão de passaporte ficam comprometidos.

Em nota, agentes, escrivães e papiloscopistas federais reivindicam melhorias no setor de segurança no país para evitar problemas durante a Copa do Mundo. Segundo o presidente da Fenapef, Jones Borges Leal, faltam agentes para fiscalizar as fronteiras do país e fazer o policiamento no aeroportos. “Em alguns aeroportos não tem nenhum agente. Infelizmente, mais de 250 policiais federais abandonam a profissão todos os anos”, criticou Leal.

A categoria amarga o maior congelamento salarial da história do governo federal, que já dura sete anos, fazendo com que os policiais federais recebam menos da metade do valor dos salários dos demais servidores públicos federais. O último reajuste simbólico foi de 3,4% em 2009.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ