Policiais federais fazem último dia de greve

Data: 13/03/14

Terminou nesta quinta-feira, 13, a greve de três dias realizada por escrivães, papiloscopistas e agentes federais (os EPAs) em todo o Brasil. No Rio, cerca de 100 policiais se reuniram das 10h às 14h em frente à sede da Superintendência Regional (SR), na Praça Mauá, contando com a ajuda do elefante branco inflável para chamar a atenção para a luta que completou sua terceira paralisação no ano de 2014. O protesto da PF visa melhorias nas condições de trabalho com a reestruturação de carreira, o aumento do efetivo, o reconhecimento de suas atribuições em lei e a recomposição salarial.

O presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ), André Vaz de Mello, explica que a categoria aguarda uma proposta do governo. “Precisamos de mais efetivo, pelo menos o triplo dos 13 mil policiais federais que temos hoje no Brasil, para termos maior produtividade em nosso trabalho. Até agora estamos expondo nossas reivindicações sem prejudicar os serviços ao público. E esperamos um entendimento com o governo, o que, caso não aconteça até a Copa do Mundo, pode motivar uma greve geral”, afirma Vaz de Mello, lembrando que os movimentos dessa semana não afetaram o atendimento ao público.

Relembrando - Os três dias de greve foram marcados por protestos em todo o país. No Rio, os atos aconteceram em frente à sede da SR, na Praça Mauá, contando com cerca de 100 policiais a cada dia, com placas, camisetas, cartazes e até um elefante inflável para se manifestar. Na quarta-feira, 12, policiais de todos os estados foram para Brasília realizar a ‘Marcha dos Elefantes Brancos’. O movimento ocorreu das 14h às 20h e contou com mais de 700 agentes e seis elefantes brancos infláveis, que protestaram na Esplanada dos Ministérios. À noite, em frente ao Palácio do Planalto, foi feita uma vigília com velas que homenageavam policiais mortos em serviço.

O agente Paulo Leirinha foi um dos 18 policiais do Rio que voaram até a capital brasileira. “Foi muito legal ver a união de policiais federais do país inteiro lutando pelas mesmas causas. É incentivador saber que nossa luta ganha cada dia mais adeptos dentro da PF. Isso aumenta nossas chances de obter nosso pleito que é justo”, conta.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ