Tombini diz que Brasil não está condenado a ter inflação acima da meta

Data: 18/03/14

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que o Brasil não está condenado a ter inflação acima do centro da meta de 4,5%. Desde 2009, o número aumentou, mas ficou dentro da margem de tolerância de 2 pontos percentuais. Hoje, o Índice de Preços ao Consumido Amplo (IPCA) está em 5,68% no acumulado nos últimos 12 meses.

— Não há nada que nos condene em ter a inflação acima da meta — afirmou por duas vezes o economista em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Ele avaliou como um “choque temporário” o aumento de preços dos alimentos por causa de efeitos do clima. Há alguns anos, a equipe econômica tem de lidar com impactos da seca ou da chuva na inflação. Em 2011, por exemplo, a elevação do custo da comida foi o principal fantasma enfrentado pela autoridade monetária e afastou de vez a inflação da trajetória de metas.

— Em princípio, trata-se de um choque temporário — arriscou Tombini.

— Em momentos como o atual, a política monetária tem de se manter vigilante.

Aos parlamentares, Tombini afirmou que a maior parte dos efeitos das sucessivas altas de juros (que começaram em abril do ano passado) ainda não foi vista e será sentida a partir de agora. Ele ressaltou que, apesar de a inflação de tarifas de serviços públicos está em alta, os preços livres acumulam uma queda de 1 ponto percentual nos últimos sete meses.

Ele reafirmou nesta terça-feira que o momento de volatilidade dos mercados internacionais é reflexo de um período de transição e incerteza e isso não deve ser confundido com vulnerabilidade das economias emergentes. Tombini lembrou que o BC brasileiro foi o primeiro a alertar para isso.

— Isso contribui para afastar a tese de fragilidade generalizada das economias emergentes — afirmou o presidente do BC.

Alexandre Tombini listou vários dados da economia brasileira para demonstrar que o país vai bem. Falou das altas reservas internacionais, da dívida relativamente baixa, do crescimento mais sustentável com moderação do crédito e do consumo e também dos investimentos que continuam a fluir para o país.

— Não há de se falar em vulnerabilidade ou fragilidade da economia brasileira.

Questionado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sobre a necessidade de o Banco Central responder as críticas do BC americano (Federal Reserve, Fed) sobre o fato de o Brasil ter se tornado um dos países mais vulneráveis, Tombini afirmou que o BC prepara um trabalho sobre o assunto. Disse que o documento ainda não está pronto. Adiantou que tratará sobre a depreciação do real frente ao dólar.

O Fed classificou essa perda de valor como vulnerabilidade. Tombini lembrou que antes da desvalorização, o real foi a moeda que mais apreciou-se no mundo. No entanto, ressaltou que o trabalho do BC não visa a ser uma reposta ao Fed.

— Seria valorizar esse documento. Acho que seria uma perda de tempo.

Na audiência com os senadores, o presidente da autoridade monetária também foi interpelado sobre o fato de a Caixa Econômica Federal ter usado dinheiro de cadernetas de poupanças de clientes com problemas cadastrais para aumentar o lucro da instituição. Ele explicou que o encerramento de contas com esse tipo de pendência é um procedimento devido e incentivado. Já a “realocação contábil” não é.

— O BC mandou parar com essa prática. A ação do BC é tempestiva e anterior a qualquer reportagem — frisou. — Nós temos uma governança bastante forte. Não vamos deixar nenhum depositante ter prejuízo.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ