RN terá incremento de 708 policiais para atuação no Mundial

Data: 19/03/14

 

O Rio Grande do Norte vai contar com reforço na estrutura da segurança pública para a realização da Copa do Mundo. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) confirmou que a Força Nacional vai enviar uma tropa com 308 pessoas, composta por policiais militares, peritos, policiais civis e bombeiros. Além disso, Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF/RN) vão contar com o apoio de mais 400 agentes para o evento esportivo. No total, serão 708 policiais a mais. Parte da tropa chega à Natal, a partir do próximo mês, enquanto o Governo do Estado tenta viabilizar a compra de material necessário.

 

Senasp confirmou envio da tropa durante reunião com a cúpula de Segurança e a governadora

A informação foi confirmada pela titular da Senasp, Regina Miki, após participar, na manhã de ontem, de mais uma reunião com representantes de todos os órgãos ligados à segurança pública, Exército, Marinha e Aeronáutica no Estado. “Foi mais um encontro de monitoramento do nosso plano estratégico e operacional, bem como analisar as aquisições efetuadas pelo Rio Grande do Norte”, disse ela.

O envio de policiais da Força Nacional para Natal foi ventilado na primeira reunião do grupo responsável pelas ações de segurança, realizada em janeiro passado. Na ocasião, o delegado da PF e secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, afirmou que a possibilidade existia, mas dependeria da análise das necessidades locais.

Após dois meses, alguns encontros da cúpula de segurança e já com novo titular na secretaria de Estado da Segurança Pública e da Cidadania (Sesed), a ajuda da Força Nacional foi confirmada. “Todas as instituições do Estado estão comprometidas em viabilizar os projetos, mas tínhamos problemas com efetivo policial. Por isso, o reforço é necessário”, disse Regina Miki ao lembar a impossibilidade do Governo do Estado em convocar policiais devido aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Com a decisão do Governo Federal, 308 policiais da Força Nacional desembarcam no Estado e vão reforçar o efetivo existente. A maior parte da demanda é composta por policiais militares. Serão 150 pessoas do Controle de Distúrbios Civis (CDC) que é uma tropa reserva do Batalhão de Choque. “Os homens não vão atuar apenas em Natal. Teremos patrulhamento de Jenipabu à Pipa, como foco principal nas possíveis manifestações”, explicou o comandante da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Araújo.

A segunda instituição com maior número de policiais convocados será o Corpo de Bombeiros. Durante a Copa, 100 militares vão chegar ao Estado para se incorporar ao efetivo e atuar no litoral da capital e cidades vizinhas. Já a Polícia Civil vai contar com o acréscimo de 36 agentes e 12 escrivães. O Instituto Técnico Científico de Polícia (Iteo) terá o reforço de 10 peritos. Quatro deles já estão trabalhando no órgão.

O QUE É

A Força Nacional é uma Política de Segurança Pública desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para ser empregada em qualquer parte do território nacional, mediante solicitação expressa do respectivo governador de Estado, do Distrito Federal ou de Ministro de Estado. As atividades de cooperação federativa serão desenvolvidas sob a coordenação conjunta da União e do ente convenente, conforme legislação vigente. Na Copa do Mundo, a atuação da Força Nacional será em conformidade ao planejamento realizado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). O contingente para o evento, nas 12 cidades-sede, será de dez mil profissionais. O grupo, criado em 2004, é formado por policiais militares, civis e bombeiros, que já atuaram nos grandes eventos que o Brasil sediou recentemente, como o sorteio final da Copa, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, além dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ