Em protesto, agentes federais entregam pizza no aeroporto

Data: 20/03/14

Os passageiros do Aeroporto Internacional dos Guararapes foram surpreendidos com a entrega de pizzas nesta quinta-feira (20). O fato inusitado faz parte de mais uma manifestação realizada pelos policiais federais de Pernambuco. Com narizes de palhaço, eles fizeram uma vistoria no terminal aéreo, com o objetivo de avaliar a segurança e as condições de trabalho dos agentes federais.

A manifestação também faz alusão ao dia universal dos contadores de histórias, comemorado hoje. Os policiais aproveitaram a data para protestar contra “os contos, lendas e fábulas”, que segundo eles são contados aos cidadãos para esconder a gestão dos recursos públicos. Os agentes denunciam vários problemas, entre eles um boicote do Governo Federal depois das investigações do mensalão.

A PF afirma que os resultados da inspeção sindical, considerada a primeira da história pelo órgão, vão compor um relatório para posterior divulgação à imprensa, em coletivas a serem agendadas na próxima semana. A série de protestos da classe tem como principais reivindicações a falta de reajuste salarial e a desvalorização da profissão.

“O ato foi muito positivo. Ouvimos a população e os policiais sobre a segurança dentro do aeroporto”, afirmou Alexandre Galindo, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco. Ainda conforme o agente, atualmente o efetivo distribuído no terminal aéreo é composto por três pessoas, quando deveria ser de 12. “Não temos segurança compatível com um evento como a copa do mundo”, disse.

Alexandre ainda chama a atenção para os profissionais terceirizados que atuam em função que, segunda a categoria, é de exclusividade da PF. “No embarque internacional os passageiros normalmente são recebidos por terceirizados. Esses profissionais têm acesso à sistemas que deveriam ser exclusivos da Polícia Federal”, criticou.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ