Agentes da PF protestam no Aeroporto Zumbi dos Palmares, AL

Data: 20/03/14

Agentes da Polícia Federal (PF) realizam mais uma manifestação, nesta quinta-feira (20), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, região metropolitana de Maceió. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Alagoas (Sinpofal), a categoria aderiu ao indicativo nacional e nenhum serviço dos agentes, escrivães e papiloscopistas será realizado. Eles usam nariz de palhaço e distribuem panfletos para alertar a população sobre a vulnerabilidade dos aeroportos brasileiros.

 O presidente do Sindicato, Jorge Venerano, diz que a categoria aderiu à mobilização nacional, contra "o descaso do governo e o sucateamento da polícia". Segundo ele, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, há apenas um policial federal e que essa situação se repete na maioria das cidades do país. "Há vários anos que o Tribunal de Contas da União (TCU) alerta que o número de agentes federais é insuficiente e isso repercurte na segurança dos terminais aeroviários", diz.

Venerano diz ainda que a principais reivindicações da categoria é a regulamentação da lei 9266/1996 que dá atribuições aos agentes federais e implatação da carreira única. “Hoje tem concurso para delegado e para perito, e deveria ter apenas para a base e o agente cresceria na carreira por mérito”, afirma o sindicalista.

Ainda segundo o sindicalista, a polícia do mundo todo funciona desta maneira, com carreira única e cresce por mérito em todo o mundo. Durante a ação, os agentes federais distribuem panfletos de ameaça de greve durante a Copa do Mundo em três línguas: português, francês e inglês.

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ