Diretoria da Fenapef repudia marchinha que ironizou suicídios da PF

Data: 23/03/14

NOTA DE REPÚDIO

 

A Federação Nacional dos Policiais Federais vem a público repudiar texto atribuído ao delegado de polícia civil do Distrito Federal, Sérgio Ricardo Mattos, que publicou a letra de uma suposta marchinha de carnaval, e ironizou de forma perversa os suicídios que têm ocorrido em meio a ocupantes dos cargos de Agentes, Escrivães e Papiloscopistas da Polícia Federal.

 

Afinal, o que nos torna humanos? Em linhas gerais seria a capacidade de raciocinar, de sentir tendo consciência de tal sentimento (amar, perdoar, etc.), de mostrar respeito, dentre muitas outras características. Como definir o ato de desprezar o bem mais valioso de qualquer pessoa, a vida? Uma atitude humana? Cremos que não. Brincar com sentimentos de famílias, amigos e colegas que perderam entes queridos de forma tão traumática, motivados por essa atitude tão trágica, que é o suicídio, problema já desprezado pelos gestores, seja do Ministério da Justiça, seja do próprio Departamento de Polícia Federal, não pode assim ser classificado.

 

O pior é que, além de conviver na nossa sociedade, o autor da citada marchinha é um servidor público da área policial. Lamentável! Será que esse indivíduo demonstra com tal atitude ser capaz de garantir ou resguardar direitos de alguém? Difícil de acreditar, pois além de desprezar a vida de seus “semelhantes”, atestou não ser um bom profissional, um bom servidor público e, acima de tudo, não conseguiu mostrar características que pudessem diferenciá-lo daqueles a quem ele supostamente fez um juramento de combater.

 

Esse ser, além de ter agido de uma maneira extremamente leviana quando decidiu redigir tais palavras, não se deu por satisfeito e quis apresentar ao mundo, por meio de uma rede social, postando na página do presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a sua “obra-prima”.

 

Assim, lamentamos profundamente que atos dessa natureza tenham sido empreendidos por alguém que deveria buscar a garantia da dignidade dos seres humanos, ajudar na busca da pacificação social, ao invés de percorrer o caminho contrário. Esse indivíduo demonstra não compreender o sentido de um servidor público, na acepção mais genuína da expressão, e não foi capaz de produzir uma composição (marchinha) que pudesse envolver aos nossos ouvidos com palavras dignas de atenção, pois ofendeu a história dos nobres compositores da nossa Música Popular Brasileira. 

Aos familiares, amigos e colegas dessas pessoas que nos deixaram de forma tão trágica, deixamos o nosso mais sincero sentimento de fraternidade.

 

Todas as medidas legais cabíveis já estão em andamento.

 

 

DIRETORIA DA FENAPEF

***************************

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ