Polícia Federal quer mudanças na hierarquia da instituição

Data: 24/03/14

Por trás das manifestações da Polícia Federal existe também um movimento para a mudança na estrutura das carreiras policiais no País. Tanto na Câmara dos Deputados como no Senado, tramitam Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) sobre o assunto. A ideia, com relação à instituição, é acabar com a diferenciação entre as carreiras de agente e delegado. Uma das reclamações dos agentes é que precisam se subordinar aos delegados mesmo em setores onde não é necessária a formação em Direito. Todas as carreiras dentro da PF já são de nível superior. A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) argumenta que a situação atual cria distorções. O canil, por exemplo, é administrado por um delegado, mesmo que existam policiais veterinários no departamento.

No formato atual, policiais mais experientes ficam subordinados a delegados, mesmo que recém-formados. Na Câmara, a PEC 361/2013 foi proposta pelo deputado Otoniel Lima (PRB-SP) e acabou apensada ao projeto de desmilitarização das polícias e dos corpos de bombeiros de autoria do ex-deputado Celso Russomanno (PRB-SP), a PEC 430/2009. No Senado, os dois temas estão na PEC, a 51/2013, de Lindbergh Farias (PT-RJ). Ao terminar com a PM, as propostas também unificam as polícias estaduais. Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos aprovou um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) para promover uma audiência sobre o tema. Além de Lindbergh, serão convidados o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol-RJ) e o ex-secretário de Segurança Pública do Ministério da Justiça Luiz Eduardo Soares.

Foco no Rio

A morte de Cláudia da Silva Ferreira, baleada durante ação da PM do Rio no último dia 16 e arrastada pelo carro da polícia a caminho do hospital, foi um dos argumentos usados no pedido de audiência. O senador também citou o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, na Rocinha.

Contra o novo aeroporto de São Paulo

Mais de 40 acadêmicos lançaram um manifesto contra o projeto de um novo aeroporto em São Paulo. Segundo o grupo, do qual fazem parte as urbanistas Ermínia Maricato e Raquel Rolnik e o ambientalista João Paulo Capobianco, a construção em Parelheiros, na zona sul da cidade, traria um alto impacto socioambiental ao atingir uma área de mananciais. Aprovado pela Anac, apesar da pressão contrária do prefeito Fernando Haddad (PT), o empreendimento pertence aos empresários Fernando Arruda Botelho Filho, herdeiro da Camargo Corrêa, e André Skaf, filho do presidente da Fiesp e candidato a governador do Estado pelo PMDB, Paulo Skaf.

Empresa ameaça deixar o País

A americana Titan Pneus (ex-Goodyear) ameaça fechar sua sede em São Paulo, no bairro do Tatuapé, na zona leste, e deixar 1.500 trabalhadores sem emprego. Pode migrar para a Rússia. A Titan trava uma dura batalha com um vizinho, que reclama de um suposto mau cheiro. A empresa nega. Segundo a Titan, há um condomínio ao lado com 400 moradores, mas só um reclama.

Com disposição para algo mais modesto

Presidente do PSB em São Paulo, o deputado federal Márcio França, não parece tão convicto assim de que a tese da candidatura própria de seu partido a governador no Estado vai prosperar até o final. Apesar de ser o nome favorito entre os socialistas para disputar o cargo, ele afirma que não descarta se lançar ao Senado ou a vice, conforme a composição da chapa da qual o PSB participará.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ