Crise na PF trava inquéritos e categoria pode entrar em greve na Copa, revela sindicato

Data: 28/03/14

“Crise”, foi como o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais na Paraíba (SINPEF- PB), Tércio Fagundes Caldas definiu a situação dos policiais federais no Brasil. Segundo ele, todos os sindicatos do país estarão se reunindo nesta sexta-feira (28), com seus filiados para  deliberar acerca do calendário de mobilização da categoria. Caso aprovado, Tércio revela que a PF poderá entrar em greve por tempo indeterminado no período da Copa do Mundo.


De acordo com o vice-presidente do SINPEF- PB, o clima na Policia Federal é de conflito interno, entre os agentes federais e delegados. Fato que, segundo ele, "já está colocando em ‘xeque’ as investigações".

“Não está mais havendo investigação, está tudo praticamente parado. Hoje apenas 10%, em torno de investigação esta sendo feito, porque quem fazia o serviço, encontra-se desvalorizado e desmotivado”, destacou.

Segundo os dados da SINPEF- PB, na Paraíba em 2010 houve 1.277 indiciamentos, já em 2013 foram realizados apenas 224 indiciamentos, ou seja, uma redução 82,5%. “Isso não demostra a eficácia da polícia, mas a quantidade de produção que foi reduzida em detrimento a crise”, disse.

O ingresso a PF é mediante concurso público. Um dos critérios para a seleção é a graduação de nível superior para concorrer aos cargos de agente, escrivão e papiloscopista. Todavia categoria não é remunerada conforme a graduação, afirma o vice-presidente do SINPEF- PB, e exemplificou: Há sete anos, um Policial Federal ganhava o dobro de um oficial da Agência Brasileira de Inteligência, e hoje a remuneração chega à metade.

Além deste problema salarial, os agentes federais dizem sofrer perseguição e assédio moral por parte dos delegados. Conforme Tércio, o agente federal que publicar comentários e opiniões, em redes sociais, contestando o modelo de investigação por inquérito policial, é afastado e responde a processo disciplinar.

Para ele, a solução para esta guerra interna, é a restruturação da carreira dos policiais federais, mediante pagamento conforme a graduação estabelecida no concurso público. E que as atribuições dos agentes, escrivão e papiloscopista sejam inseridos em lei.

A reunião dos policiais federais para deliberar o calendário de mobilizações aqui em João Pessoa será nesta sexta-feira, às 10h, na sede do Sindicato dos Policiais Federais, no bairro do Bessa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ