Você passaria no teste físico de agente da Polícia Federal?

Data: 31/03/14

 

São Paulo – A autorização de um novo concurso de agente da Polícia Federal para ainda este ano deve movimentar o mercado de escolas e cursos preparatórios.

É que a seleção é uma das mais disputadas dentro da carreira pública. Para se ter uma ideia, o último concurso, em 2012, oferecia salário de R$ 7.514,33 e teve mais de 215 candidatos por vaga.

Mas, nem só de livros e apostilas vive o concurseiro que quer ser agente na PF. Isso porque, além da parte teórica do concurso, com provas objetivas e discursivas, os candidatos passam por uma maratona de testes obrigatórios de condicionamento físico.

E, para não ser eliminado logo de cara, é preciso estar com o fôlego e a força em dia. No último edital, a Polícia Federal exigia de seus futuros agentes um desempenho mínimo em quatro modalidades: flexão em barra, impulsão horizontal, corrida e natação.

Veja como funcionam os testes e o que foi esperado em cada um deles para os homens e para as mulheres. Vale destacar que as informações neste texto têm como base o edital do concurso mais recente, realizado em 2012:

Teste em Barra fixa: flexão

Neste teste, o candidato se dependura na barra com os cotovelos estendidos, com ou sem ajuda de alguém. A pegada é livre, ou seja, é possível escolher a posição das mãos na barra.

O corpo precisa ficar na posição vertical, sem apoio. E então, o candidato flexiona os dois cotovelos até ultrapassar com o queixo a linha da barra fixa e volta a estender os cotovelos.

O movimento só é considerado se ele estender totalmente os cotovelos. E por aí vai, até quando aguentar.São duas tentativas, com intervalo mínimo de 5 minutos entre elas. Vale a melhor marca atingida.

Os homens que não conseguirem repetir o movimento ao menos três vezes estão fora, e as mulheres precisam conseguir ao menos uma vez. Não pode apoiar o queixo na barra, nem usar luvas.

Veja as tabelas:

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ