94% dos inquéritos policiais não chegam a ser concluídos

Data: 02/04/14

 

Um levantamento da Federação Nacional dos Policiais Federais Aponta que 94% dos inquéritos policiais não são concluídos no Brasil e acabam arquivados.  O diretor-executivo, Fernando Vicentini, defende que esse procedimento é falho. “Inquérito não é feito para investigar. A polícia tem que focar na coleta de provas. Quem coordena o inquérito não tem nenhum contato com a investigação”, afirma.

 

Ele classifica que essa é uma maneira arcaica, burocrática e inquisitorial. “Se você for indiciado no inquérito, você assina uma nota de culpa sem ao menos ter ido a julgamento, sem ter tido chance de defesa. Para que serve isso? O que traz de beneficio a polícia perder tempo e ficar intimando as pessoas para serem ouvidas em delegacias se ao chegar no  juiz elas podem mudar tudo que disseram?”, questiona.

 

Vicentine comenta que atualmente o processo é feito de forma inversa. “Se prende para investigar. Nós precisamos investigar para prender.” E sugere qual seria a maneira ideal. “Quando se chega a um local do crime, se o policial tiver uma equipe preparada, ele vai isolar o local, ouvir lá as testemunhas no calor dos fatos e fazer a identificação delas informalmente. Se fizer o relatório policial bem feito, todo processo é acelerado e o Ministério Público só vai oferecer denúncia caso haja provas”, explica.

 

Outra maneira para melhorar a investigação, segundo ele, é mudar o Código de Processo Penal que é de 1940. “Precisa ser mudado urgentemente”, opina.

 

 

 

Matéria publicada no jornal Metro Curitiba. Leia a edição completa aqui.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ