AL: Agentes da Polícia Federal realizam nova paralisação de 48 horas

Data: 02/04/14

Seguindo o indicativo nacional de mobilização, os agentes da Polícia Federal que atuam em Alagoas paralisaram as atividades, na manhã desta quarta-feira (2), para cobrar o cumprimento de uma lei que enquadra todos os cargos da Carreira Policial Federal como funções de nível superior. A mobilização está prevista para durar 48 horas com atos previstos para acontecer até o final da tarde da quinta (3).

A mobilização dos agentes acontece na frente da sede da Polícia Federal, no bairro de Jaraguá, em Maceió. “Todos os serviços da Polícia Federal em Alagoas que dependem dos agentes, escrivães e papiloscopistas estão paralisados. Vamos manter a vigília realizando panfletagem e solicitando o apoio da população para a Lei 9266/1996 seja cumprida pelo governo federal”, expôs o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Alagoas (Sinpofal), Jorge Venerando.

 Procurada pelo G1, a Polícia Federal afirma que não irá se pronunciar sobre a greve. Já o Ministério do Planejamento, através de sua assessoria, afirma que nos dois últimos anos, a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8% e não fechou acordo com o governo. A pasta afirma que, neste momento, não há margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido, pois causaria impacto na folha de pagamento. Mas ressalta que as negociações estão abertas.

Com a paralisação dos servidores e as portas da Polícia Federal fechadas, muita gente que precisava resolver pendências junto à instituição foi orientada a aguardar o fim das mobilizações. Este foi o caso da funcionária pública Sandra Medeiros, que foi renovar o passaporte.

“Fui pega de surpresa por essa paralisação porque havia agendado previamente e vim hoje só fazer a entrega de documentos. Como não há atendimento, o jeito é aguardar e voltar na próxima semana”, disse.

Com o cumprimento da lei que reenquadra os cargos, haverá correção salarial dos servidores, que defendem também a efetivação da carreira única na Polícia Federal, com a realização de um único concurso público para ingresso e progressão de carreira.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ