RO: Agentes da Polícia federal realizam ato no aeroporto de Porto Velho

Data: 02/04/14

 

Agentes da unidade da Polícia Federal de Rondônia, protestaram nesta quarta-feira (2), no Aeroporto Internacional Governador Jorge teixeira, em Porto Velho. O ato "Elefante Branco" denuncia o modelo de investigação usado pelo órgão. A Federação Nacional dos Policiais Federais iniciaram Calendário de Mobilização em fevereiro, que reivindica melhorias na estrutura de trabalho, indenização para agentes das fronteiras, aumento de salário e efetivo e também a contratação de mais servidores para o aeroporto.

O Sindicato dos Policiais Federais (Sinpef) escolheu o aeroporto para a mobilização desta quarta, pois é o único do Brasil que não possui presença da Polícia Federal. Na ocasião, a gerente administrativa Andreia Gondin, fez uma denúncia aos policiais que estavam no aeroporto, pois segunda ela, uma companhia aérea não quis informar detalhes do voo de sua mãe e declarou que Andreia deveria se dirigir à Policia Federal para solicitar um documento específico. "Aqui não tem uma sala de atendimento da Polícia Federal?".

Segundo o Sinpef, agentes pedem pela contratação de efetivo para atender a demanda, embora exista uma sala estruturada para atendimento, um dos motivos de reivindicações do Calendário de Mobilização.

Segundo o diretor jurídico do Sinpef, João Bosco Costa, o ato pede para que o governo federal atenda as solicitações antes da Copa do Brasil, evento que será necessário grande efetivo de agentes em todo o país.

O Sinpef escolheu o inquerito policial 29/2004, por ser o mais antigo sem resolução do país. De acordo com Bosco, o modelo de investigação de gabinete é ineficiente, "a gente quer mostrar pra população que o inquérito policial é apenas burocrático e tem 96% de ineficiência."

Em greve nacional, 70% do efetivo com agentes, escrivães e papiloscopistas aderiram ao Calendário de Mobilização e 30% do efetivo de policiais federais atuam para chamados de urgência em todo o estado.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ