Policiais federais fazem protesto em memória de colegas que se suicidaram

Data: 03/04/14

Na tarde de hoje (2), um grupo de aproximadamente 15 policiais federais fez um protesto diferente, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, em memória aos colegas da categoria que se suicidaram nos últimos 18 meses. O movimento que é realizado em todo o Brasil foi intitulado “Dia do Abandono na Polícia Federal”.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policias Federais de Mato Grosso do Sul, Jorge Luiz Caldas da Silva, foram 12 suicídios no País nesses 18 meses. O último suicídio ocorreu na sexta-feira passada, dia 28 de março, em São Paulo. O policial Marco Aurélio Maciel havia trabalhado anteriormente, de 2007 a 2010, em Corumbá.

“Os policiais estão desmotivados, a Polícia Federal está sem estrutura”, afirma o presidente do sindicato. Durante a manifestação, o grupo entregou panfletos aos passageiros do aeroporto, explicando o motivo do protesto.

Em outro momento, os policiais pegaram 12 velas, cada uma representando um colega que cometeu suicídio, e fizeram uma oração. Eles não puderam acender as velas por causa do sistema de incêndio do aeroporto.

Outra reclamação da categoria é em relação ao Sistema de Atendimento e Saúde do Servidor, que, segundo o presidente do sindicato, é para oferecer, principalmente, assistência psicossocial aos policiais. “Mas hoje não existe esse acompanhamento, só faz homologação de atestado e licença de tratamento de saúde, não funciona na Polícia Federal”, denuncia Luiz Caldas.

Além de Campo Grande, outras cinco cidades de Mato Grosso do Sul aderiram ao movimento nacional, sendo Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas e Corumbá.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ