Site denuncia corporativismo com o dinheiro do povo

Data: 04/04/14

Veja a matéria divugulgada no site seculodiario.com.br:

Três meses depois de abandonar o município debaixo d`água para curtir as férias (que por sinal não tinha direito) com a família em Nova York, o prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) protagoniza um novo escândalo. Desta vez ele resolveu enfiar R$ 200 mil no VI Congresso dos Delegados da Polícia Federal, que se encerra neste sábado (5), em Vila Velha.

 
Que o delegado federal queria fazer média com os colegas da Polícia Federal, está claro, mas não tinha o direito de promover o capricho à custa do dinheiro do contribuinte. Dinheiro que poderia ser investido em saúde, educação, infraestrutura entre tantas outras carências do município. Ou está sobrando dinheiro e população não sabe?
 
Como no episódio da viagem a Nova York, Rodney tenta encontrar argumentos para justificar a patuscada, o que só faz piorar a emenda. No caso do encontro dos delegados, chegou a dizer que o evento era estratégico para município, pois fomentava o turismo. O detalhe de os delegados estarem hospedados em Vitória não conta.
 
A ONG Transparência Capixaba reagiu rápido à "extravagância" de Rodney. E publicou nota repudiando a promoção do evento pela Prefeitura de Vila Velha. Um trecho da nota adverte a população: "Não há benefícios para o município canela-verde. O próprio portal do evento na internet ignora o patrocínio da PMVV, inserindo apenas a logo da faculdade que sediará o Congresso”.
 
A benevolência do prefeito para agradar aos colegas delegados também não foi engolida pelo Ministério Público de Contas (MPC), que já se manifestou. O procurador de contas Luciano Vieira denunciou o prefeito e a secretária de Governo, Ana Emília Gazeo. Na denúncia, o procurador indica a ausência de interesse público no evento, já que os participantes vão discutir  apenas assuntos específicos à categoria. E bota específico nisso. 
 
Por exemplo, na programação do evento, entre outros assuntos, os delegados devem discutir o "sério" problema das vagas de estacionamentos reservadas a delegados. Outro "problemão" que será abordado no evento patrocinado por Rodney é o uso dos pronomes de tratamento. Os delegados querem ser chamados de vossa excelência.
 
Questões de grande interesse para a população canela-verde. Agora, quando o cidadão entrar numa delegacia da PF, já sabe. Nunca estacione na vaga reservada à vossa excelência o delegado.
 
É óbvio e ululante que não há qualquer vestígio de interesse público no evento. Mesmo que houvesse, a questão deveria ser debatida com critério e transparência, como recomendou o procurador de Contas, antes de o poder público pôr um único centavo no evento. Vieira pede a regulamentação dos eventos patrocinados pela Prefeitura de Vila Velha. 
 
O MPC quer também que os eventos patrocinados pela Prefeitura de Vila Velha sejam regulamentados à luz da dos princípios da impessoalidade, eficiência, moralidade, publicidade, legalidade e economicidade. Princípios, diga-se, que foram completamente ignorados nesse evento.
 

Mais uma vez,assim como no episódio das enchentes do final de 2013, Rodney mostra que não está preparado para administrar um município do tamanho e da importância de Vila Velha. Quem perde é a população vilavelhense, que tem de aturar por mais três anos as agruras de um excêntrico que está brincando de ser prefeito.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ