Rio: Policiais federais continuam a luta por melhorias nas condições de trabalho

Data: 04/04/14

Agentes, escrivães e papiloscopistas do Rio realizaram mais uma manifestação na noite de ontem, 3 de abril, no aeroporto internacional Tom Jobim. Utilizando faixas, megafone e até um elefante branco inflável em tamanho real, os policiais mostraram sua insatisfação para quem passava pelo local.

A estudante de designer Polyanna Moreira, de 20 anos, parou para ver o movimento e apoiou a causa. "Há uma falta de investimento na segurança pública que afeta todo mundo, tanto a população, quanto os servidores, que ficam sobrecarregados. Eles têm que manifestar mesmo!", afirmou a jovem.

A categoria luta por reestruturação da carreira, reconhecimento de suas atribuições em lei e recomposição salarial, que não ocorre há sete anos. O presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ), André Vaz de Mello, falou sobre o movimento.

"Estamos aguardando uma proposta do Governo Federal, se avanço nas negociações até junho, vamos entrar em greve durante a Copa. O objetivo é parar até os serviços nos aeroportos", disse Vaz de Mello.

Hino Nacional e marcha fúnebre – No ato de quarta, 2, cerca de 100 policiais do Rio se reuniram em frente ao Museu de Arte do Rio (Mar), na Praça Mauá, para denunciar à população o quadro de sucateamento que a categoria vem enfrentando nos últimos anos. Vestindo camisas pretas com os dizeres “S.O.S. Polícia Federal” e utilizando cartazes e caixa de som, o grupo lembrou as preocupações da PF com os rumos da segurança pública, destacando o alto índice de suicídio dentro da instituição. Como forma de marcar especialmente o protesto dessa quarta-feira, eles cantaram o Hino Nacional, e em seguida, de cabeça baixa, ouviram a marcha fúnebre. A manifestação chamou atenção de quem passava pelo local. O motorista do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Hugo Gonçalves, de 26 anos, parou para ver e escutar o protesto dos policiais. “Acho um movimento justo. A Polícia Federal é um órgão muito importante e deve lutar por sua valorização”, comentou.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ