UOL: Policias federais vão parar amanhã contra 'câncer na segurança pública'

Data: 07/04/14

 

Agentes da Polícia Federal prometem nova paralisação por todo o país nesta terça-feira (8), Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. De acordo com a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), os agentes irão realizar o enterro simbólico da segurança pública em frente a todas as superintendências da PF no país. A data foi escolhida pois "a burocracia e a falta de investimentos são os grandes cânceres das polícias brasileiras", diz comunicado enviado ao UOL.

 

Esta será a quarta paralisação de um dia feita por agentes da Polícia Federal desde o início do ano. Segundo a Fenapef, a adesão tem alcançado cerca de 50% dos policiais federais. De acordo com o movimento grevista, as paralisações são para chamar a atenção da sociedade e do governo para o sucateamento da PF. Os policiais denunciam ingerência e interferência política em investigações, cinco anos sem reajuste salarial e falta de pessoal e equipamentos.

 

"Uma das nossas metas é exigir que os relatórios produzidos pelos agentes federais sempre sejam avaliados pelos juízes, pois muitos processos são arquivados por falta de provas e corruptos e criminosos ficam impunes, devido às interferências de uma burocracia inútil que existe na Polícia Federal", afirma Jones Borges Leal, presidente da Fenapef. "Existem núcleos operacionais de delegacias especializadas com 2 ou 3 agentes federais, e isso significa que uma investigação que deveria durar 2 meses vai durar 2 anos. É um absurdo, pois crimes são prescritos, e os corruptos e o crime organizado comemoram o descaso do governo com a Polícia Federal", completa.

 

No final de semana, passageiros que embarcavam em voos internacionais no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, chegaram a esperar por mais de uma hora em filas no setor de migração. Oficialmente, a Polícia Federal informou que o houve um problema no sistema informatizado usado na checagem de passaportes.

 

De acordo com policiais federais ligados ao movimento grevista, o problema na verdade é que há falta de agentes no aerporto para realizar o serviço, feito em conjunto com uma empresa terceirizada que "não dá conta do recado".

 

A PF informa que está em curso um processo de contratação de uma nova empresa para fazer a checagem de passaportes, e que os problemas  e atrasos recorrentes serão solucionados em breve.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ