Policiais Federais fazem "velório" da segurança pública em protesto

Data: 08/04/14

 

 


Caixões, roupas pretas e coroas de flores. Com estes aspectos fúnebres, profissionais da Polícia Federal (PF) prometem realizar, nesta terça-feira (8), em todo o Brasil, um novo protesto da categoria. Desta vez, o mote da manifestação é o “enterro” da segurança pública no país, uma crítica ao que a categoria chama de crise e sucateamento estrutural do órgão, resultado de um boicote do Governo Federal.

No Recife, o “velório” da segurança pública vai ser realizado na Superintendência da Polícia Federal, a partir das 10h, na Avenida Cais do Apolo, no bairro do Recife. A categoria critica uma desvalorização da profissão, resultando em cortes de recursos e redução no número de servidores. Agentes, escrivães e papiloscopistas afirmar passar por um congelamento salarial de mais de cinco anos.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Jones Leal, várias unidades especializadas da PF possuem menos da metade do número ideal de investigadores. “Existem núcleos operacionais de delegacias especializadas com dois ou três agentes federais, e isso significa que uma investigação que deveria durar dois meses vai durar dois nos. É um absurdo, pois crimes são prescritos e os corruptos, e o crime organizado, comemoram o descaso do governo com a Polícia Federal”.

Ano de protestos – Desde o mês de fevereiro, a categoria dos policiais federais vem realizando um calendário de mobilizações, em diferentes formatos. No dia 7 de fevereiro, um “algemaço” foi realizado no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Já em março, em tom mais irônico, os agentes entregaram pizzas e vestiram narizes de palhaço, em crítica ao modo como o Governo Federal vem tratando a categoria.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ