Polícia Federal ameaça entrar em greve durante a Copa por melhores salários

Data: 14/04/14

 Cerca de 300 pessoas, entre agentes da Polícia Federal e seus familiares, protagonizaram neste domingo uma manifestação no Rio de Janeiro na qual advertiram que a classe pode entrar em greve durante a Copa do Mundo se suas reivindicações salariais não forem atendidas.

Os manifestantes marcharam pela orla de Copacabana carregando cartazes nos quais exigiam um reajuste salarial, melhores condições de trabalho e um plano de ascensões.

"Toda vez que o sindicato (de policiais) se reúne com o governo, damos um passo para trás. Vamos esperar até a Copa, mas estamos com a mesma proposta dos colegas de Brasília e de outros estados: parar durante a Copa", afirmou o presidente do Sindicato de Servidores da Polícia Federal em Rio de Janeiro, André Vaz de Mello.

O sindicato dos agentes da Polícia Federal figura entre os quais, faltando apenas dois meses para o Mundial, pretendem aproveitar a proximidade do evento para pressionar por aumentos salariais maiores aos negociados até agora.

De acordo com Mello, a Polícia Federal pode manter suas atividades principais e parar de fazer o controle nos aeroportos, onde teriam que verificar a documentação dos milhares de turistas que são esperados para o Mundial.

"O governo vai ter de abrir a porta e deixar entrar pessoas procuradas (pela Polícia de outros países), terroristas e outras que são um risco para a sociedade e para o Brasil em um evento tão importante como o Mundial", afirmou ao citar as possíveis consequências de uma paralisação nos escritórios de imigração dos aeroportos.

As outras paralisações prometidas afetariam setores igualmente de grande responsabilidades durante o Mundial, como a produção de bebidas e alimentos, o transporte aéreo, o transporte público, a hotelaria e a indústria do turismo.

Os sindicatos pretendem repetir o êxito alcançado por empregados de setores como a construção civil, que obtiveram elevados ajustes salariais após paralisar obras estratégicas para o Mundial, como os estádios das 12 cidades-sede.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ