Sociedade e policiais federais fazem em Goiânia passeata em apoio à PF e contra a corrupção e a impunidade

Data: 16/04/14

Na manhã deste domingo, 13/4, os policiais federais do Estado de Goiás realizaram em Goiânia uma marcha em apoio à Polícia Federal e contra a corrupção e a impunidade. O principal objetivo dos manifestantes foi denunciar para a sociedade o abandono e o descaso do Governo Federal com o órgão, o que tem prejudicado o combate à corrupção e à criminalidade, além de aumentar a sensação de impunidade no país, contribuindo assim para caos na área da segurança pública vivenciada pelos brasileiros no seu cotidiano.
 
 O ato foi promovido pelo Sindicato dos Policiais Federais em Goiás (SINPEFGO) e contou com a participação de integrantes do grupo social e apartidário Brasil Contra a Corrupção e a Impunidade (BCCI) e de familiares e amigos da assessora parlamentar Ana Maria Duarte, que foi assassinada no mês de março, na capital goiana. Policiais federais do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (SINDIPOL/DF) vieram de Brasília para engrossar o movimento. Cerca de 200 pessoas fizeram parte da marcha, que saiu da sede da Polícia Federal e foi até ao Parque Vaca Brava, onde houve ato cívico.
 
 Representantes sindicais de outras categorias estiveram presentes: Renato Dias, presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Goiás (SINPRF-GO); João Batista, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (SINJUFEGO); Gilmar Barros, Presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União em Goiás- SINASEMPU/GO. O ato ainda contou com o apoio dos Procuradores da República e dos Policiais Militares, por meio de suas associações (ANPR, ACS/PM-BM-GO e ASSEGO).
 
 O Movimento ainda foi apoiado por magistrados, médicos e cidadãos comuns preocupados com a situação pela qual passa o país, notadamente, em relação à violência e à corrupção, pois o país está colocado como o 18º mais violento do mundo, além de ser um dos mais corruptos. Vários cidadãos aplaudiram a iniciativa do alto da sacada dos prédios e nas ruas, reconhecendo a gravidade da situação pela qual passa o país.
 
De acordo com o presidente do SINPEFGO, Adair Ferreira, o alerta feito à população é mais um chamativo para ela também reivindicar. “Todos nós devemos ir às ruas para protestar. Com a Polícia Federal em crise, todos os brasileiros ficam apreensivos. Já estamos denunciando há meses a falta de autonomia de investigação da PF, o abandono e o descaso com os nossos pleitos. A sociedade pode e deve nos ajudar a salvar o órgão, maior responsável pela investigação da corrupção no Brasil”, enfatizou.
 
Além da retirada do poder de investigação da PF pelo atual governo federal, o SINPEFGO ainda lembrou, através de um elefante branco inflável, que percorreu as ruas de Goiânia seguindo a passeata, o defasado, burocrático e lento inquérito policial brasileiro. Segundo um levantamento da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), 96% dos inquéritos policiais não são concluídos ou geram denúncia pelo Ministério Público e acabam arquivados.
 
Ferreira ainda elucidou que a insegurança pública que atinge os municípios brasileiros. “Não é apenas um problema nacional, é uma questão local. Goiânia, por exemplo, foi considerada pela ONU a 28ª cidade mais violenta do mundo. Temos que começar a nos movimentar e pedir providências aos governos. Não podemos mais viver assim, produzindo vítimas inocentes como a Ana Maria, todos os dias. Somente do ano passado o Estado de Goiás conviveu com a trágica estatística de mais de 1.200 homicídios. Isso é inaceitável para um país que, pelo menos em tese, não está em guerra”, considerou.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ