Ministro da Justiça diz 'não crer' em greve de policiais federais na Copa

Data: 16/04/14

 

 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em entrevista nesta quarta (16) (Foto: Agência Brasil)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em
entrevista nesta quarta (16) (Foto: Agência Brasil)

 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quarta-feira (16) não "crer" que os policiais possam entrar em greve durante a Copa do Mundo, entre junho e julho. Na avaliação do ministro, possíveis reivindicações da categoria não farão com que os policiais tenham comportamento que "ofendam a dignidade" da população.

 

Por maior que sejam as reivindicações, eu acredito que os policiais federais não terão comportamento que ofendam a dignidade do povo brasileiro"

 

"Eu não creio que os policiais federais queriam se colocar contra o país que juram defender. Não é possível que policais que juram obediência à Constituição e fidelidade à pátria queiram inviabilizar o nome do seu país no mundo. Por maior que sejam as reivindicações, eu acredito que os policiais federais não terão comportamento que ofendam a dignidade do povo brasileiro", disse.



Desde o mês passado, agentes, escrivães e papiloscopistas da PF têm promovido paralisações em vários estados reivindicando reestruturação da carreira, reajustes salariais e contratação de novos servidores. Eles também reclamam de indicação por "critérios políticos" de servidores sem experiência operacional para trabalhar no planejamento e coordenação da Copa 2014.

 

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) quer a substituição desses profissionais por outros mais experientes na carreira.

 

Ao G1, o presidente da Fenapef, Jones Leal, afirmou que as chances de ocorrer a paralisação da categoria "são grandes" durante a Copa. Segundo ele, haverá paralisação na próxima quarta-feira (23) e serão realizadas assembleias estaduais que deverão decidir sobre o período da greve.

 

"Há possibilidade de greve, sim. A possibilidade é de fazermos um movimento que comece antes da Copa e entre no período da Copa. (...) A possibilidade existe, sim, é verdade e ela não é pequena, as chances de haver greve são grandes durante a Copa do Mundo", disse Leal.

 

Nesta quarta-feira, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado "conselhão", no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff prometeu "segurança pesada" durante a Copa e afirmou que não permitirá que o evento mundial seja "contaminado" por eventuais episódios de violência.

 

"Não há a menor hipótese de o governo compactuar com qualquer tipo de violência. Não deixaremos em hipótese alguma a Copa ser contaminada", declarou.

 

A jornalistas, Cardozo afirmou ainda que a Copa do Mundo é um "momento especial" e que pessoas que quiserem inviabilizar o evento estarão "indo contra o país".

 

"A Copa do Mundo é um momento especial, a pessoa que quiser inviabilizar a Copa estará indo contra o país e é uma pessoa que não está honrando a função pública que exerce. Recentemente, uma decisão do STF deixou claro que a Constituição proíbe a greve de policiais. No entendimento do STF, os dias devem ser descontados, por exemplo", completou.



Greve de policiais na Bahia


José Eduardo Cardozo afirmou que a greve de policiais militares na Bahia, iniciada nesta terça-feira (15) à noite, é “inconstitucional”. O Tribunal de Justiça do estado declarou a ilegalidade da paralisação. A greve alterou a rotina de algumas cidades, como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro, onde ruas ficaram desertas, ônibus foram recolhidos, aulas tiveram de ser suspensas e supermercados e bancos sofreram saques e arrombamentos.

 

“O Tribunal da Bahia afirmou que a greve é ilegal e é claramente inconstitucional. O governo federal, atendendo a um pedido do governador Jaques Wagner e a uma ordem da presidente Dilma Rousseff, determinou aquilo que na Constituição está assegurado, que é a atuação das Forças Armadas para garantir a lei e a ordem”, disse Cardozo.

 

Segundo ele, tropas das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança estão no estado ou em deslocamento para atuar nos municípios. O ministro não detalhou o efetivo que atuará na Bahia. A Força Nacional é composta por policiais militares, civis, bombeiros e peritos e atua nos estados quando solicitada pelo respectivo governador, que determina o tempo necessário para a permanência das tropas.

 

“As reivindicações podem ser legítimas, podem ser justas. Agora, quando elas se colocam contra a sociedade, contra o interesse público, trazendo insegurança e um clima social perverso, não podem ser tidas como legítimas. (...) O Estado brasileiro não aceita que situações desse tipo se coloquem. A sociedade não pode aceitar que pessoas remuneradas pelos cofres públicos ajam dessa maneira”, completou Cardozo.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ