PLP 275/2001: Aprovada no Congresso Nacional a Aposentadoria Especial das Mulheres Policiais

Data: 22/04/14

Num dos trabalhos de maior mobilização já visto no Congresso Nacional, as mulheres policiais de todo o Brasil obtiveram uma enorme vitória na noite nesta terça-feira (22): a aprovação do PLP 275/2001. Após 13 anos de espera e muitas mesas de diálogo e negociação, o projeto que trata da aposentadoria especial da mulher policial foi aprovado pelo Plenário da Câmara por 343 votos a 13 e duas abstenções. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 275/01, do senador Romeu Tuma (PTB-SP), permite a aposentadoria voluntária da policial mulher com 25 anos de contribuição desde que contem com, pelo menos, 15 anos de exercício de cargo de natureza estritamente policial..

A proposta altera a Lei Complementar 51/85 para regulamentar a aposentadoria da mulher servidora policial. .

Em setembro do ano passado, a Federação Nacional dos Policiais Federais, sentindo necessidade de alavancar uma discussão que há muito tempo se encontrava emperrada no parlamento brasileiro, deu sua contribuição com a formação do Grupo de Trabalho das Mulheres Policiais Federais, composto por guerreiras policiais que não mediram esforços para lutar por mais uma questão de justiça.

Juntando-se a um seleto grupo de policiais das irmãs Policia Rodoviária Federal, Policia Civil do Distrito Federal e policiais civis e militares de outras unidades da Federação, o Grupo de Trabalho demonstrou força, equilíbrio e conhecimento nas reuniões e audiências públicas em que participou. Nossa presença no Congresso Nacional venceu as dificuldades internas de liberação das policiais pela Administração, as dificuldades financeiras, onde contou com a ajuda mais que simbólica e a compreensão dos dirigentes dos sindicatos de origem (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, principalmente).

Não podemos deixar de destacar a força das colegas da FENAPRF, SINPOLDF e até da pequenina mas guerreira AMPOL, além de diversas entidades, que nunca desanimaram frente à s dificuldades. No momento de pressionar junto ao Congresso Nacional não mediram esforços e deram um grande exemplo de dedicação e união à  toda a sociedade brasileira.

O próximo passo é a sanção presidencial.

Com certeza, a Federação Nacional dos Policiais Federais, através do seu Grupo de Trabalho, estará ombreada com as demais entidades até a publicação da Lei, que significará o reconhecimento de uma grande injustiça que vinha acometendo as mulheres policiais de todo o Brasil.

Alguns passos do GT até a vitória de hoje:

1) Criação do GT das Mulheres Policiais Federais FENAPEF cria "Grupo de Trabalho da Mulher Policial Federal" 03/09/2013 - Atendendo a uma demanda urgente e necessária, o Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais Jones Borges Leal publicou a Portaria 006/2013, criando um grupo permanente de trabalho que irá conduzir as demandas específicas das mulheres policiais federais.

www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/43295

2) 10/10/2013 - Ministra Maria do Rosário participa de reunião com membros da Fenapef. Aposentadoria da mulher policial foi colocada como direito humano. Em encontro com o GT das Mulheres Policiais, será apresentada a proposta de discussão da Federação sobre o tema.

www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/43570

3) Reunião de Trabalho para definição da estratégicas de ação

22/10/2013 - O vice-presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, e a diretora Lilia Vogel, juntamente com o GT das Mulheres Policiais, reuniram-se na sede da Fenapef para traçar as metas de ação, as prioridades e as estratégias de atuação.

www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/43570

‎ 4) Em busca de apoio: GT das Mulheres da Fenapef se reúne com Ministra Eleonora Menecucci

17/02/2014 – Eficiência: O Grupo de Trabalho das Mulheres Policiais Federais representado pela Coordenadora e Diretora da Fenapef Lilia Vogel e pela Conselheira Jurídica da FENAPEF e Diretora do SINPEF/PE Magne Cristine, cumpriu neste dia 17.02 mais uma agenda de trabalho na busca da aposentadoria especial da mulher policial. Desta vez, a reunião foi com a Ministra Eleonora Menecucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/44215

‎ 5) Luta pela aprovação do PLP 275/2001

13/03/2014 - a terça-feira (11) e quarta-feira (12), o GT das mulheres da Fenapef – através da Agente Federal Alzira de Fátima Ferreira de Souza e da Escrivã Federal Mary Claudia Torres Habermacher – esteve na Câmara dos Deputados, unidas à s policiais da Polícia Rodoviária Federal e da polícia Civil do Distrito Federal, participando de um ato em apoio à  inclusão e aprovação do PLP 275/01, que dispõe a respeito da regulamentação da aposentadoria da mulher policial.

www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/445288

6) Centrais noticiam a atuação das mulheres da Fenapef no Congresso

14/03/2014 - Projeto trata da aposentadoria da mulher policial. No período da tarde um grupo intermediado pelo Deputado Hugo Leal (PROS/RJ) esteve reunido no Congresso Nacional em busca de apoio junto à s lideranças para o destravamento da pauta e posterior votação e aprovação do PLP 275/2001.

www.cut.org.br/destaque-central/54629/mulheres-da-fenapef-participam-de-ato-pela-aprovacao-do-plp-275-01-en

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ