DF: Policiais federais fazem ato por reajuste no Ministério da Justiça

Data: 23/04/14

Cerca de cem policiais federais realizaram um protesto ao lado do prédio do Ministério da Justiça, em Brasília, no fim da manhã desta quarta-feira (23). A categoria reivindica a reposição da inflação dos últimos oito anos, período em que os policiais não receberam reajuste, segundo o Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (Sindipol). A direção da Polícia Federal informou que não se pronunciaria sobre a manifestação.

 De acordo com o sindicato, a manifestação é realizada simultaneamente em todo o Brasil e demonstra a "insatisfação nacional dos policiais frente ao descaso do governo." Segundo o presidente do Sindipol-DF, Flávio Werneck, a categoria já apresentou 40 projetos para o governo, mas nenhum foi levado ao Congresso.

"Hoje a Polícia Federal de Brasília está mobilizada, mas não paralisada. Vamos realizar uma assembléia, que estava prevista no calendário. Estamos planejando novas manifestações com movimentos sociais para o início de maio", disse o policial federal Anderson Souza.

Em fevereiro o Ministério do Planejamento informou que nos dois últimos anos a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8%, feita a todos os servidores públicos federais, e não fechou acordo com o governo. A pasta afirma não ter margem financeira e fiscal para atender o reajuste pedido, mas disse que está disposta a negociar.

Durante a última paralisação, em março, a assessoria da Federação Nacional dos Policiais Federais, que representa 20 mil agentes, escrivães e papiloscopistas, disse acreditar que o congelamento dos salários nos últimos anos ocorre como punição às frequentes operações de combate à corrupção em todo o Brasil.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ