MG: Servidores da Polícia Federal fazem paralisação

Data: 23/04/14

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal em Minas Gerais aderiram à paralisação nacional nesta quarta-feira (23), em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, cerca de 60 servidores participaram de um protesto em frente à sede da superintendência regional. Eles colocaram fogo em uma bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT).

"Não estamos partidarizando o nosso movimento. O ministro da Justiça e a presidente Dilma são quadros do PT. É uma maneira de tentar sensibilizar o partido para pressionar o governo federal para manter uma negociação conosco", disse Paulo Murta, diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais.

 Segundo a entidade, as investigações são prejudicadas durante a paralisação, mas o atendimento ao público é mantido com 30% do efetivo. Serviços como emissão de passaportes e registro de estrangeiros não devem ser afetados ao longo do dia.

Na porta da sede da Polícia Federal, os manifestantes também exibiram cartazes cobrando ajuda do governo federal. Um elefante branco foi erguido e, segundo os servidores, simbolizam a ineficiência dos inquéritos policiais.

A categoria – que reúne as três funções – afirma que está com salários congelados há sete anos. De acordo com o diretor jurídico do sindicato, os trabalhadores pedem a reposição inflacionária, melhores condições de trabalho, atendimento psicossocial e a implantação de um modelo de investigação mais eficiente. Ele explica que isso consistiria na distribuição da apuração dos casos entre equipes, o que atualmente, segundo ele, está concentrado na mãos de delegados.

Em manifestações anteriores, a presidência do sindicato havia informado que os trabalhadores pedem de 35% a 40% de reajuste, enquanto o governo federal oferece um reajuste de 15,8%. Os policias também protestaram em Belo Horizonte nos dias 7, 11 e 25 de fevereiro.

Nesta quarta-feira (23), a Polícia Federal em Brasília não se posicionou sobre a paralisação.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ