SC: Polícia Federal faz nova paralisação de 24 horas

Data: 23/04/14

Policiais federais catarinenses aderiram à mobilização nacional que paralisa as atividades por 24 horas. A greve por tempo determinado começou na manhã desta quarta-feira (23) e termina no final do mesmo dia. Segundo o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina (Sinpofesc), apenas os serviços essenciais foram mantidos.

 Atendimentos em aeroportos, emissões de passaportes e atenção aos estrangeiros são os setores que trabalham normalmente durante a paralisação. A continuidade destas atividades respeita a exigência legal de manter 30% do efetivo atuando e também tem como foco não prejudicar a população, conforme representantes do sindicato.

De acordo com o Sinpofesc, entre as reivindicações estão mudanças na legislação de segurança pública do país. A principal é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2013, que reestrutura o modelo a partir da desmilitarização da polícia, e prevê ainda a reorganização e a carreira única da polícia por meritocracia.

Segundo o presidente do Sinpofesc, Joel Moraes, os policiais federais pedem ainda a reestruturação de carreira. Também reivindicam a readequação dos cargos dos agentes federais em inteligência, análise criminal, fiscalização, Interpol e perícia de impressões digitais. Estes cargos ainda exigem ensino médio, apesar de desde 1996  ser exigido nível superior para todas as funções.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ