PF protesta com nariz de palhaço, mordaça e mãos 'ensanguentadas'

Data: 23/04/14

Policiais Federais de Dourados realizaram na manhã quarta-feira, mais um protesto. Aliados às manifestações nacionais, agentes, escrivães e papiloscopistas se posicionaram contra o sucateamento da segurança pública, utilizando narizes de palhaço, amordaças e a mãos “sujas de sangue”.

Segundo o vice-presidente regional do Sindicato dos Policiais Federais em Mato Grosso do Sul (Sinpef/MS), Carlos Silva, a categoria luta por melhores condições de trabalho, e por isso, tem chamado a atenção da população e das autoridades. As ações ocorreram em frente à sede da delegacia, localizada na Vila Popular.

“Como temos evidenciado desde o início do ano, a PF sofre retaliações por parte do governo federal. Enfrentamos uma situação de descaso, um verdadeiro abandono que vai desde salários defasados, até sucateamento de delegacias e censura em algumas investigações”, disse Silva, explicando o significado da paralisação desta quarta.

“O nariz de palhaço representa a maneira como estamos sendo tratados pelo governo que mente para nós o tempo todo, como se fossemos palhaços. Usamos tintas vermelhas nas mãos para simbolizar o sangue das vítimas derramado pela falta de investimento na segurança. As mordaças representam a censura que o governo nos impõe, fazendo ameaças quando agimos contra seus interesses”, explicou.

Em todo país

Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), no ano passado 230 servidores deixaram a PF, e o número de policiais diminui gradativamente devido aos salários congelados há sete anos, com perdas superiores a 40%. A Federação também diz que a categoria sofre ingerências políticas nas investigações, com atribuições constitucionais da Polícia Federal sendo repassadas a outros órgãos.

Manifestos

Desde o início do ano, a PF tem feito diversos manifestos contra o sucateamento da categoria. Conforme noticiado anteriormente pelo Dourados Agora, os policias já fizeram um algemaço, o protesto das mulas, enxugaram gelo, celebraram luto pela morte da segurança pública e pelos colegas suicidas, entregaram pizzas e fincaram cruzes em frente à sede da Delegacia Regional, entre inúmeros outros movimentos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ