Policiais federais protestam no Aeroporto Internacional do Recife

Data: 23/04/14

Está programada para a manhã desta quarta-feira (23) uma manifestação dos policiais federais dos cargos de agente, escrivão e papiloscopista em todo o país. Em Pernambuco, o protesto contra o governo federal ocorrerá no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes, às 10h, no andar térreo, em frente à sede da Polícia Federal.

Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), os federais farão caminhada com faixas e distribuição de panfletos à população, que retratam a fragilidade e a falta de segurança adequada dos aeroportos pela Polícia Federal, especialmente durante a Copa do Mundo, diante da falta de efetivo policial, de equipamentos e de treinamento adequado.

Durante a mobilização, os policiais federais irão usar mordaças em protesto contra o ministro da Justiça e o diretor geral da PF que ameaçam com retaliações os servidores que denunciam o sucateamento do órgão e a desvalorização de seus cargos.

Entre outras razões para o protesto, as entidades sindicais alegam que a atual gestão da pasta tornou a PF mais burocrática e é omissa em relação à estatísticas de policiais doentes. Além disso, os sindicalista afirmam que o concurso público para tais cargos deixou de ser atrativo e hoje já se acumulam três mil cargos policiais vagos que não são preenchidos devido ao sucateamento da carreira.

Segundo Jones Leal, presidente da FENAPEF, “esse protesto não é um movimento político antipartidário, é um movimento cidadão contra a incompetência e autoritarismo do PT na gestão do ministério da Justiça, algo que vai na contramão de sua própria ideologia, pela intolerância, conduta antidemocrática e desvalorização do trabalhador”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ