Policiais federais informam ao PT que categoria poderá fazer greve durante a Copa

Data: 23/04/14

Os policiais federais prometem fazer uma greve em plena Copa do Mundo de 2014 caso a presidente Dilma Rousseff (PT) não receba a categoria para fazer uma proposta de reestruturação na carreira aos trabalhadores. A informação é do sindicato que representa a categoria no Paraná, divulgada pelo presidente da entidade Fernando Vicentine nesta quarta-feira (23). A categoria promove uma paralisação de 24 horas em todo o Brasil (da zero hora até a meia-noite de hoje). No Paraná, atos ocorrem em diversas cidades. A estimativa da entidade sindical é que 80% dos agentes estejam parados, mas a emissão de passaportes está mantida - embora possam ocorrer atrasos.

O sindicato que representa a classe no estado informou que leu e protocolou um ofício, com o “alerta” da greve durante o Mundial, em frente à sede do Partido dos Trabalhadores, em Curitiba, nesta manhã. O documento, segundo o Vicentine, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef-PR), trata sobre os possíveis rumos que o movimento pode tomar caso não haja uma proposta satisfatória aos policiais. A reportagem entrou em contato com a Presidência da República por volta das 10h45 e aguarda retorno com o posicionamento sobre o assunto.

O presidente do Sinpef defende que não tem mais como “segurar a base”, que estaria indignada com o PT. Ele defende que o documento tem papel de alerta, mas também serve para deixar os filiados do partido cientes de futuras consequências. “Essa é nossa última tentativa para fazer o governo nos atender. Já foi queimado bandeira do partido por colegas, está todo mundo revoltado. Fica difícil de antecipar que tipo de manifestações vêm pela frente, vamos ter que fazer assembleias para definir. Mas a greve já está prevista para a Copa do Mundo, isso não tem como evitar”, enfatizou Vicentine.

O assessoria de imprensa do Partido dos Trabalhadores no Paraná informou que os manifestantes protocolaram o ofício com as demandas da categoria e que o documento será encaminhado ao PT Nacional, que é quem, segundo a entidade, tem possibilidade de tomar as decisões cabíveis sobre o assunto.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ