Agentes da PF paralisam em todo País e podem deflagrar greve

Data: 24/04/14

 

Agentes da Polícia Federal (PF) paralisaram as atividades nesta quarta-feira em todo o País. Em Porto Alegre, os servidores estão concentrados no saguão da Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio Grande do Sul. A mobilização nacional é contra a falta de investimentos em segurança pública federal e inclui agentes, escrivães e papiloscopistas (que trabalham na identificação humana por meio das impressões digitais). A PF fará apenas plantões, flagrantes e custódia de presos.

Nesta quarta, os agentes distribuíram panfletos no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, com informações alusivas à campanha “SOS Polícia Federal”. Eles usaram ainda faixas e um elefante branco para denunciar a burocracia. Às 15h, ocorrerá uma assembleia geral na sede do sindicato, para avaliar a deflagração da greve.

Outras 13 delegacias do interior do Estado também estão em situação de greve, assim como as fronteiras, onde os trabalhos serão reduzidos, mas não estão paralisadas totalmente. O mesmo acontecerá nos aeroportos, apenas o controles de migração serão mantidos e a emissão de passaportes.

A categoria afirma que há redução nos investimentos com consequente falta de condições de trabalho e também de efetivo. De acordo com o sindicato dos policiais federais do Rio Grande do Sul (Sinpef/ RS), os salários estão congelados há sete anos, o que acarreta numa perda superior a 40%.

Além disso, falta amparo psicológico para os agentes. O presidente dos sindicato policiais federais do RS, Paulo Paes, afirma que já ocorreram diversas reuniões com o governo federal, mas que o reconhecimento é apenas verbal. “O que nós queremos é reconhecimentos das atribuições. Existe um reconhecimento verbal, mas é preciso fazer uma reestruturação e isso não é efetivado”, afirma Paes.

*Com informações da repórter Vitória Famer

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ