PF entra em estado de greve no RS

Data: 24/04/14

Policiais federais decretaram estado de greve, a partir desta quarta-feira, no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada após assembleia da categoria. Os servidores gaúchos aderiram à mobilização nacional de 24 horas - a sétima desde o início do ano. Agentes, escrivães e papiloscopistas exigem investimentos do governo federal na corporação. Com isso, o atendimento ao público e as atividades operacionais foram suspensos. Apenas serviços com agendamento foram mantidos ao longo do dia, assim como a manutenção de plantões, custódia de presos e prisões em flagrante.

Em 7 de maio, os policiais gaúchos se reúnem para discutir os rumos do movimento. Uma greve, a cerca de um mês do início da Copa do Mundo, já é cogitada pelas lideranças do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul.

Por enquanto, o estado de greve não compromete a emissão de passaportes, nem a realização de prisões, por exemplo. Se a paralisação geral for deflagrada, porém, o sindicato garante comunicar a classe patronal e os veículos de imprensa com até 72 horas de antecedência. Uma greve pode reduzir em 70% determinados atendimentos da PF.

Segundo a categoria, houve redução dos investimentos na PF com a consequente falta de condições de trabalho e de efetivo. Os policiais ainda dizem estar com os salários congelados há sete anos, com perdas superiores a 40%. Além disso, entendem que outros órgãos passaram a assumir atribuições constitucionais da Polícia Federal.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ