Visita de Dilma à Arena Pantanal é marcada por protestos

Data: 25/04/14

 A passagem da presidente Dilma Roussef (PT) por Cuiabá nessa quinta-feira (24) para cumprir uma agenda positiva que inclui lançamento de residencial do Programa Federal Minha Casa Minha Vida e a formatura de alunos do Pronatec estava calma até a visita a Arena Pantanal. Defronte ao portão G do estádio, mais de 100 pessoas, entre policiais federais, militares e grupos independentes realizaram uma manifestação.

Ainda na chegada de Dilma ao estádio no início da tarde, cerca de 40 policiais federais ameaçaram fechar a Avenida Ranulfo Paes de Barros, por onde a presidente passaria. Nesse momento, houve uma discussão com policiais rodoviários federais, que impediram o fechamento total da via. Em seguida, os veículos da comitiva passaram em meia pista, a outra parte estava tomada por policiais federais.

A presidente e o governador Silval Barbosa (PMDB) que estavam no mesmo carro baixaram o vidro quando passaram pelos manifestantes, momento no qual Dilma sorriu e acenou. 

“Sem polícia, sem copa”

Entre os grupos presentes, o mais barulhento era o da polícia federal que gritou enquanto a comitiva presidencial passava “Na copa do Pantanal acabou a federal”. Entre os policiais estava Paulo Gomes, escrivão e membro do sindicato da PF em Mato Grosso.

“Queremos a reestruturação da PF e frear esse processo de sucateamento. Hoje o efetivo para proteger a fronteira é ridículo. E o pior, hoje não somos polícia de Estado, mas de Governo. Temos que informar quem estamos investigando ao governo e isso não pode continuar”, ajuizou Paulo Gomes.

Mesmo com a forte adesão da categoria que paralisou as atividades para protestar durante a passagem de Dilma pela capital, o sindicalista acredita que pela postura “intransigente” a presidente dificilmente chegará a um acordo com os policiais federais. Ainda assim, ele pontua que em algum momento terá que negociar.  Pois, caso o diálogo não aconteça a intenção da PF é parar as atividades durante a Copa do Mundo.

Já os policiais militares que aproveitaram os momentos de folga para manifestar durante a visita de Dilma já mantém conversa com os deputados estaduais por melhorias para a categoria. “Queremos isonomia salarial, etapa alimentação em cartão, jornada de quarenta horas com pagamento de hora extra e adicional noturno. Enfim, valorização e dignidade para a classe”, afirmou o Soldado Salgado, que compunha o grupo de PM´s no local.

Sociedade civil

Um grupo de manifestantes que se juntou aleatoriamente nos portões G e H gritavam “Dilma, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”. Outro formado por três amigos empunhavam a faixa: “Dilma, por que não veio de VLT?”.

O advogado André Barcelos falou pelo grupo. De acordo com ele, os três são ‘a voz dos cuiabanos’ insatisfeitos com a forma com que as obras da Copa são conduzidas na Capital.

“Há sete anos, quando Cuiabá foi anunciada como sede do Mundial, o discurso era de transformação em cidade do futuro. Agora, vemos que o valor estimado para essas mudanças já foi gasto e das cinquenta e três obras nenhuma foi entregue em sua totalidade”, desabafou o advogado.

O jovem ainda afirma que Cuiabá está sitiada e que o Governo do Estado não demonstra qualquer preocupação com a população, o incentivo ao turismo e a cultura não aconteceram e ainda assim ficará para a população uma dívida impagável.

Por fim André Barcelos questiona, “A Dilma chega e não enfrenta a FEB e a Prainha de carro, ela vem de helicóptero. Que tal ela dar seiscentos mil helicópteros para a população da baixada?”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ