PF de Dourados venda os olhos e 'cala a boca' em manhã de protestos

Data: 07/05/14

De olhos vendados e com a ‘boca fechada’, agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal de Dourados se reuniram na manhã de hoje (07) em frente à sede da delegacia regional, localizada na Vila Popular, para participarem de um protesto em âmbito nacional contra o sucateamento da segurança pública.

Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), os olhos vendados são uma alusão ao Dia do Oftalmologista comemorado neste 7 de maio, e representa a gestão ‘míope’ da segurança brasileira. Já as mordaças são alusivas ao Dia do Silêncio, também celebrado hoje, e remetem à censura que a entidade sofre nas investigações.

“7 de maio é dia de parar e enxergar o aumento da violência e da criminalidade em todo país. Não bastasse a necessidade de democratização das polícias brasileiras, o ministro da justiça do governo Dilma, José Eduardo Cardozo, insiste em militarizar a segurança pública, ignora as recomendações da ONU e considera solução apontar tanques e fuzis para a população”, diz a federação em nota.

Ainda conforme a Fenapef, nos últimos anos a PF recebeu inúmeros boicotes por parte do governo, resultando em problemas como: “fronteiras desamparadas, aeroportos vulneráveis, burocracia que leva à impunidade, interferências políticas nas investigações, queda de produtividade, insatisfação dos servidores, índices alarmantes de doenças e suicídios e a queda do combate ao crime organizado”.

Como tem sido noticiado pelo Dourados Agora, desde o início do ano a Polícia Federal tem aderido a manifestos nacionais contra o caos na segurança pública. Segundo o presidente do Sindicato Regional dos Policiais Federais em Mato Grosso do Sul (Sinpef/MS), Carlos Silva, mais ações devem acontecer até o início da Copa do Mundo de 2014, e uma greve não está descartada.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ