Agentes da PF 'se amordaçam' em protesto contra ameaças de ministro

Data: 07/05/14

Servidores da Polícia Federal em Alagoas (PF/AL) paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (7), por 24 horas, em repúdio à falta de negociação com o governo federal, no que diz respeito a reajuste salarial e reestruturação do órgão. Amordaçados, os agentes estão reunidos em frente à Superintendência, em Jaraguá, para protestar contra ameaças feitas pelo ministro da Justiça.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas (Sinpofal), Jorge Venerando, o ministro José Eduardo Cardoso teria feito ameaças a todos os profissionais do país que fizerem greve durante a Copa do Mundo, argumentando que a paralisação é ilegal. “É um absurdo que o ministro desconheça a Constituição Federal, a qual proíbe apenas as greves das forças armadas e da PM [Polícia Militar]. No caso da PC [Polícia Civil], PF [Polícia Federal] e PRF [Polícia Rodoviária Federal], a greve é garantida. Lamentamos que um ministro queira legislar acima da Constituição”, explicou o sindicalista.

Em meio ao protesto, os policiais também repudiam o posicionamento do diretor-geral da PF, Leandro Daielo, que emitiu dois instrumentos normativos contra a vestimenta usada pelos agentes durante o manifesto grevista e outro exigindo que a greve seja monitorada.

PAUTA

A “pauta da legalidade” contempla o cumprimento da Lei 9.266/96 sobre as atribuições de nível superior com maior complexidade e maior nível de responsabilidade para os cargos de agente, escrivão e papiloscopistas. Consequentemente, a correção do valor correto dos subsídios nos cargos citados de acordo com os valores da tabela salarial da própria carreira existente no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

O sindicato, juntamente com toda a categoria, ainda reivindica o cumprimento do artigo 144 da Constituição Federal (CF) acerca da carreira única. Porém, é necessária a realização de concurso público para o ingresso do profissional.

Com a paralisação, todas as atividades e os serviços ficam suspensos, a exemplo da emissão e renovação de passaportes, além das investigações. Conforme o calendário de atos, a greve nacional foi aprovada desde o último dia 28, no conselho de representantes de todo o país, em Brasília.

O estado de Alagoas conta, hoje, com 120 profissionais da Polícia Federal – dentre agentes, papiloscopistas e escrivães –, quando o ideal seria o dobro do efetivo. Segundo o vice-presidente do Sinpofal, Flávio Moreno, no Brasil, cerca de 230 servidores da PF deixam a carreira anualmente, por se sentirem desmotivados no trabalho.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ