Movimento de greve repercute na imprensa internacional

Data: 08/05/14

A greve desta quarta-feira, 07, mostrou novamente a indignação dos agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal. Afinal, esses homens e mulheres são os únicos servidores públicos do país que amargam um congelamento salarial que mantém os salários congelados desde 2009, sem a correção da inflação desde 2007.

 

Além dos protestos em todo o país, novamente demonstrando um show de criatividade, esse dia de greve repercutiu como nunca em todo o mundo, através da cobertura da imprensa internacional no movimento do sindicato dos policiais federais no Rio de Janeiro.

 

Infelizmente é lamentável constatar a intolerância do atual Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que equivocadamente interpreta uma luta por direitos constitucionais como uma insubordinação ou oposição política.

 

Justamente essa intolerância e inabilidade gerencial coloca o movimento dos agentes, escrivães e papiloscopistas em rota de colisão com o governo Dilma, que acaba sendo exposto na mídia, e favorece o aparecimento de manifestações de revolta entre os policiais. E os dirigentes sindicais já estabeleceram quatro diretrizes básicas para o movimento:

 

- a tendência natural é ampliar a agenda de greve, através de paralisações que obedeçam aos ditames estabelecidos pelo Superior Tribunal de Justiça, durante a greve de 2012. Afinal, o STJ é o tribunal que efetivamente possui a competência para julgar a legalidade dos movimentos de greve dos servidores públicos, e já declarou a legalidade da greve dos policiais federais em duas decisões que serviram para regulamentar esse direito constitucional garantido ao servidor público civil.

 

- os marcos jurídicos estabelecidos pelo STJ devem continuar sendo considerados os critérios oficiais para tornar a greve dos policiais federais um movimento legítimo, último recurso trabalhista em relação a um governo que descumpre frontalmente a Constituição Federal, enquanto o valor real de nossos salários teve uma diminuição estimada entre 40 a 45% nos últimos anos.

 

- é essencial que todo movimento sindical de policiais federais continue a ser realizado com a ausência total de qualquer tipo de armamento ou munição, pois a greve deve representar a manifestação pacífica sempre, sob pena de declaração de ilegalidade do movimento. Em tais ocasiões, o servidor público não está no exercício de suas prerrogativas profissionais.

 

- o foco da crítica sindical vai ser ampliado para a forma que o atual Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo tem gerenciado a Polícia Federal e a Defesa Social nos últimos anos: as interferências e seus limites legais, os impactos das medidas gerenciais e uma análise da administração de vários setores no âmbito federal, como reflexo da administração do Governo Dilma no combate à violência e criminalidade.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ