Policiais federais confirmam disposição de parar na Copa

Data: 08/05/14

 A menos de 40 dias da Copa do Mundo, escrivães, papiloscopistas e agentes federais de todo o Brasil voltaram às ruas nesta quarta-feira, 7, com atos criativos que reforçaram as reivindicações e confirmaram que, caso o governo não oficialize uma proposta para a Segurança Pública, a categoria entrará em greve durante o evento esportivo. No Rio, cerca de 100 servidores se concentraram em frente à sede da Superintendência Regional, na Praça Mauá, de onde partiram às 10h para a entrada da casa de show Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, onde foi anunciada a convocação dos jogadores que irão compor a Seleção Brasileira.


Recorrendo ao elefante branco inflável, faixas e mordaças vermelhas que simbolizaram o protesto contra o silêncio da repressão, os policiais voltaram a ressaltar a urgência da reestruturação na PF como caminho para a segurança de qualidade. O presidente em exercício do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ), André Vaz de Mello, falou sobre o movimento mantido em todo o país pela categoria que, só esse ano, já realizou 13 atos.

 
- Nossa luta é por uma Segurança Pública melhor, por um departamento que tenha profissionais motivados. Atualmente, pelo menos 250 EPAs deixam a PF por ano. Precisamos mudar esse quadro, e queremos contar com o apoio da população, que deve tomar conhecimento da nossa causa. Até porque o povo não pode se iludir com eventos como o carnaval e o futebol, enquanto o governo não oferece segurança, saúde e educação para suas famílias - disse Vaz de Mello, lembrando que um dos objetivos dos protestos nas ruas é levar informações à população sobre o processo que acontece dentro da PF.

 
O ato - Nas diversas entrevistas que concedeu a jornalistas que aguardavam a divulgação da lista dos convocados, o presidente André Vaz de Mello frisou que o governo está enrolando a categoria. “Trabalhamos na Copa das Confederações, na visita do Papa e em outros grandes eventos com a promessa de que haveria uma negociação, mas até agora nada. Esperamos uma proposta oficial, apresentada no papel, e se isso não acontecer, já está decidimos: a Polícia Federal entrará em greve durante a Copa”, enfatizou o dirigente sindical. Iniciado às 10h30, o protesto só terminou às 13h30, com os EPAs se mantendo unidos, exibindo faixas e usando as mordaças vermelhas. O movimento atraiu a atenção do público que passou pelo entorno do Vivo Rio e interagiu com os policiais. A estimativa da Direção do SSDPF/RJ é de que, no Rio, 70% da categoria pararam nesta quarta, sem, no entanto, interferências no atendimento ao público, como serviços de imigração e de passaporte. Mas com a greve, estas atividades também serão paralisadas, fato alarmante em um período no qual os holofotes estarão voltados para o Brasil e muitos visitantes chegarão ao país.


Novos rumos – Nos próximos dias 13, 14 e 15, representantes de todos os sindicatos do Brasil estarão reunidos na Federação Nacional de Polícia Federal (Fenapef), em Brasília, definindo os rumos do movimento. O SSDPF/RJ deve realizar Assembleia Geral Extraordinária no dia 16 para informar à categoria sobre as novas determinações.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ