Parlamentares participam do segundo dia da AGE

Data: 14/05/14

Presidente do Sinpef/PE, Marcelo Pires, deputado Sérgio Leite e o presidente da Fenapef, Jones Leal

 

Muito produtivo. Assim pode ser definido o segundo dia da Assembleia Geral Extraordinária dos representantes dos sindicatos dos Policiais Federais de todo o País. O encontro foi em Brasília, nessa quarta-feira (14), e contou também com a presença de alguns parlamentares. Eles deram apoio aos pleitos dos policiais e se colocaram à disposição para serem interlocutores nas negociações com o Governo. Estiveram presentes os deputados federais Washington Reis (PMDB/RJ), Luiz Couto (PT/PB), Sérgio Leite (PT/PE), Jesus Rodrigues (PT/PI), Pedro Uczai (PT/SC), Paulão (PT/AL), Protógenes (PCdoB/SP), Perpétua de Almeida (PCdoB/AC), Vicente Cândido (PT/SP).

 

Na parte da manhã, foram distribuídas cópias da pauta de reivindicações da categoria. Na lista estão o cumprimento da Lei 9266/96, que estabelece que os cargos de agentes, escrivães e papiloscopistas da carreira policial federal são de nível superior, a regulamentação das atribuições de nível superior, correção dos valores dos subsídios e o cumprimento da Constituição Federal, artigo 144, parágrafo 1º que institui a carreira única na Polícia Federal.

 

À tarde, foi a vez de discutir problemas jurídicos. Os advogados da Fenapef esclareceram questões relacionadas as ações que estão em tramitação na justiça. Um dos processos mais comentados foi a liminar da ministra Assusete Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça. Ela concedeu uma liminar (decisão provisória) que veta paralisações da Polícia Federal (PF) durante a Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho. A decisão foi tomada após um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que argumentou que uma eventual paralisação desses servidores prejudicaria turistas, torcedores e a realização do torneio.

 

Também foram esclarecidas questões sobre a reclamação proposta pela Fenapef no Supremo Tribunal Federal que trata do direito à greve. A reclamação é de relatoria do ministro Gilmar Mendes. Os diretores também aprovaram o envio de ofício exigindo que a Polícia Federal disponibilize uniformes para os policiais que vão trabalhar em eventos oficiais até as Olimpíadas de 2016. No fim da tarde, o presidente da Fenapef, Jones Leal, fez um resumo das negociações com o Governo. Depois, os diretores dos sindicatos discutiram as propostas apresentadas. No debate, assuntos como a reestruturação da carreira e a proposta de reajuste de 15,8%. No fim, os representantes dos sindicatos aprovaram o indicativo de greve. A definição do movimento sairá nesta quinta-feira, após uma nova reunião da Fenapef com o Governo.

 

Seguem fotos do segundo dia de assembleia:

 

 


Deputada Perpétua Almeida

 

Alexandre Santana Sally, Deputado Sérgio Leite, Luis Antônio de Araújo Boudens, Deputado Vicente Candido, Presidente da Fenapef Jones Borges Leal e Presidente do Sindipol Flávio Werneck Meneguelli

 

Deputado Washington Reis

 

Deputado Paulo Fernando dos Santos, Presidente do Sinpo/AL Jorge Venerando, Presidente Jones Leal e Vice-presidente Luis Boudens

 

Diretor da Fenapef Nedel Fagundes, Presidente do SinpofeSC Joel Moraes, Deputado Pedro Uczai e Presidente Jones Leal

 

Diretor do Sinpef/PB Fagundes, Presidente do Sinpef/PB Silvio Santiago, Deputado Luiz Couto e Presidente Leal

 

Deputado Jesus Rodrigues

 

Diretor da Fenapef Alexandre Ferreira e Deputado Protógenes Queiroz

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ