Concurso público da Polícia Federal: edital até setembro

Data: 16/05/14

A Polícia Federal teve seu pedido de vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) dia 27 de março, são 600 vagas para agente e o edital tem até dia 27 de setembro para ser publicado. A remuneração inicial é R$ 7.887,00. Historicamente a banca que organiza esse concurso é a CESPE-UNB. Um dos concursos mais esperados na área de segurança pública, o último edital foi publicado em 2012. Não sabemos ainda a distribuição dessas vagas, mas de qualquer forma o candidato só poderá escolher onde trabalhará com o resultado do curso de formação, que é a última fase do processo de seleção.

Para ter chances nesse concurso é fundamental que o candidato estude com antecedência pelo volume de disciplinas e conteúdos. Além das disciplinas inerentes ao cargo como: direito constitucional, direito administrativo, direito penal, processo penal e legislação especial o candidato terá que enfrentar conteúdos de contabilidade básica, economia e administração financeira e orçamentária. Isso sem contar com aquelas disciplinas tradicionais como português, informática e redação oficial. O nível de dificuldade de cada disciplina é variável e depende do conhecimento do candidato na área.

A CESPE se mantendo como organizadora faz aumentar muito a necessidade de estudar completamente alinhado com questões de provas anteriores. A banca trabalha com questões de certo ou errado, isso tira do candidato a possibilidade de eliminação de respostas improváveis, possível em todas as outras bancas, por isso o candidato necessita um conhecimento consistente para concorrer as vagas. Outro ponto dessa banca é que cada erro cometido pelo candidato subtrai um ponto da sua nota, o que equivale a anular uma questão que o candidato tenha acertado. No chute, não tem como ter chances de aprovação. Estatisticamente, um candidato que chute a prova inteira terá 50% de chances de acertar, já que pode julgar a afirmação como certa ou errada apenas. Sendo assim se o candidato acerta metade da prova e erra a outra metade sua nota é zero e será eliminado.

Uma outra possibilidade é deixar algumas questões em branco, mas é uma estratégia que deve ser usada muito pontualmente pois o candidato está abdicando do ponto para não correr o risco de perder. Mas em concurso público, nenhum ponto deve ser deixado para trás, pois fará falta na classificação do candidato. Um outro ponto importante é que esse concurso, como a maioria da área de segurança pública, tem como uma das fases da seleção o TAF (Teste de Aptidão Física). São várias provas físicas que o candidato deve superar um número mínimo de repetições usando a técnica correta e correr e nadar distâncias definidas em tempos determinados. Essa fase reprova muitos candidatos já aprovados na prova intelectual. Como o resultado da prova intelectual não é muito distante da realização do TAF, não há tempo hábil para fazer uma preparação de cada vez.

O candidato deve iniciar o estudo e o condicionamento físico ao mesmo tempo, na verdade um acaba ajudando o outro. Desestressa!

 

* Paulo Estrella é diretor-pedagógico de curso preparatório para concurso e colaborador voluntário do SRZD

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ