Sancionada aposentadoria especial para policial mulher

Data: 16/05/14

Demorou, mas a vitória chegou. Após 13 longos anos de muita luta, mobilizações e trabalho árduo, as mulheres policiais podem, finalmente, respirar um pouco mais aliviadas.  É que a presidente Dilma Rousseff, finalmente, sancionou o projeto de lei complementar que trata da aposentadoria especial de mulheres policiais. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (dia16), reduz para 25 anos o tempo mínimo de contribuição para que mulheres policiais se aposentem. O projeto havia sido aprovado na Câmara no dia 22 de abril.


Na prática, agora, a mulher policial poderá se aposentar após 25 anos de contribuição, desde que conte pelo menos com 15 anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial. Até então, a aposentadoria da policial mulher era possível após 30 anos de serviço, com pelo menos 20 anos de exercício em cargo policial, o mesmo tempo do policial homem.


“É o resultado de uma luta de 13 anos. Graças ao empenho da Fenapef e de várias entidades, que se mobilizaram desde o início para que o projeto fosse colocado em votação e assim conseguíssemos essa tão importante vitória”, disse a Lilia Vogel, diretora adjunta da Fenapef.


O presidente da Fenapef, Jones Leal, também comemorou a conquista. “As mulheres são merecedoras porque, além das atividades que desempenham na instituição, elas têm seus afazeres em casa. São mães e esposas comprometidas. Com certeza, a sanção da Lei é um reconhecimento da dedicação dessas grandes guerreiras”, elogiou o presidente.


Os últimos dias foram de muita preocupação e ansiedade. “Passamos por momentos de tensão na última semana por causa de rumores de que o PL seria vetado pela Presidência”, contou a diretora jurídica do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná, Bibiana Orsi.


A publicação da LC 144/2014, oriunda do PL 275/2001, é um passo histórico não só para as mulheres policiais federais, mas para segurança pública como um todo. Esta conquista é fruto do empenho de colegas incansáveis que, com suporte dos sindicatos, associações e da Fenapef, alcançaram uma votação histórica na Câmara dos Deputados.


Este é um marco para as polícias que diminuem uma pequena fatia do sexismo de que estão revestidas. Polícias mais cidadãs, com certeza, oferecerão mais segurança e com melhor qualidade à nossa sociedade.

 

 

Mulheres policias em Santa Catarina

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ