Aécio e Cardozo discutem publicamente sobre segurança

Data: 23/05/14

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, bateram boca nesta quinta-feira, 22, sobre a segurança pública. Em um evento em Brasília, Cardozo rebateu uma crítica do tucano, que disse que o governo federal é omisso. "Estou espantado com as críticas de Aécio. Ele é um parlamentar com atuação pífia em segurança", afirmou o petista. Logo depois, em nota, o tucano disse ser "lamentável" ver um ministro atuar como "militante".

"As grosserias do ministro, por maiores que sejam, são insuficientes para esconder a realidade do abandono da segurança pública pelo governo federal e revelam a ausência de argumentos de um governo que se especializou em transferir responsabilidades", afirmou Aécio. Nesta quinta, em entrevista publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, o tucano voltou a defender a redução da maioridade penal para 16 anos em casos determinados, disse que incluirá o termo "Segurança Pública" no nome do Ministério da Justiça e acusou o governo federal de ser "criminosamente omisso" no setor.

Tanto Cardozo quanto Aécio, quando foi governador de Minas, são alvo de críticas de entidades da área de segurança pública. Em março, o então governador mineiro Antonio Anastasia (PSDB), sucessor de Aécio, reconheceu que o problema da violência era o "maior desafio" do Estado. No ano passado, o número de homicídios subiu 6,07% em Minas – em Belo Horizonte, a elevação foi de 7,38%. Os tucanos alegam que Minas só perde para São Paulo no ranking dos Estados menos violentos do Sudeste.

Embora a segurança pública seja responsabilidade dos Estados, o ministro da Justiça é cobrado pelo aumento da criminalidade no País. Em 2012, o número de homicídios no Brasil aumentou 7,6% em relação ao ano anterior, mais que em Minas e menos que em Belo Horizonte. O número de brasileiros vítimas de homicídio passou de 50 mil. O ministro também enfrenta críticas pela superlotação de presídios, violações de direitos humanos em delegacias e ineficácia de programas federais de capacitação das polícias.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ