Adicional de fronteira: Senado debaterá sua regulamentação

Data: 23/05/14

Sancionada em setembro de 2013, a Lei 12.855, que institui a indenização devida a ocupante de cargo efetivo das carreiras e planos especiais de cargos que especifica, em exercício nas unidades situadas em localidades estratégicas vinculadas à prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços, carece de regulamentação para ser efetivada.

Diante dessa demora inexplicável, um auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, da cidade fronteiriça de Uruguaiana-RS, utilizando-se do Portal e-Cidadania do Senado Federal, fez o pedido para a realização de audiência pública a fim de debater a matéria na Casa.

Para isso, mais de 10 mil cidadãos apoiaram o pedido de realização dessa audiência pública no Senado, com o intuito de que o governo seja chamado a explicar porque ainda não regulamentou uma lei de sua iniciativa.

De iniciativa do governo, a indenização ou adicional de fronteira, como ficou conhecida no período em que foi debatida e aprovada pelo Congresso Nacional, a matéria ainda não foi regulamentada por inércia do próprio Poder Executivo, que defendeu à época, que "A referida indenização é imprescindível para reduzir os óbices para a fixação e ampliação do quantitativo de servidores em localidades estratégicas" do País.

Discussão no Congresso
Nos debates travados no Congresso — Câmara dos Deputados (PL 4.264/12) e Senado Federal (PLC 47/13) — sobre o projeto, em várias oportunidades o governo, principalmente por intermédio do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pressionou os deputados e senadores para a rápida aprovação da matéria. Até uma comissão geral na Câmara foi realizada. E a proposição tramitou em regime de urgência.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, por sua vez, encaminhou à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em 19 de março de 2014, Aviso Ministerial em que afirma que “se faz imperativo o pagamento da indenização de fronteira, de forma a minimizar os óbices inerentes à retenção de efetivos naquelas localidades" e pede ainda "empenho no sentido de que seja diligenciada providência em direção à regulamentação em causa".

Tramitação
Agora a matéria (pedido de audiência) será numerada e seguirá como proposição legislativa — "Sugestão". O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) encaminhará para uma comissão temática, onde será distribuída para um relator. Este, por sua vez, emitirá parecer acerca da realização da audiência pública, indicando dia e convidados que debaterão a demanda.

“É importante que as entidades continuem unidas, demonstrando aos senadores a importância do pleito, para que a audiência seja realizada o quanto antes e o Executivo seja sensibilizado e faça a sua parte, publicando o decreto regulamentador”, anima o auditor fiscal.

Portal e-Cidadania
É o espaço institucional online de participação política disponibilizado pelo Senado Federal para que o cidadão brasileiro possa colaborar de forma mais direta e efetiva com o processo de atuação parlamentar e legislativa do Senado.

Objetivo
O Portal tem o objetivo de estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos, por meio da tecnologia da informação e comunicação, nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação da Casa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ