'El País': Onda de greves na véspera da Copa gera fortes preocupações

Data: 23/05/14

A onda de greves que acontecem no Brasil  próxima à abertura da Copa do Mundo foi tema de matéria publicada na última quinta-feira (22) pelo espanhol El País. A paralisação por 24 horas em 13 estados, a greve dos professores da rede municipal de São Paulo que já dura quase 30 dias e a suspensão das atividades dos rodoviários no Rio de Janeiro e em São Paulo foram mencionadas pelo jornal para exemplificar a onda de paralisações. Além dessas, o jornal falou também da marcha da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária em Brasília e da greve dos trabalhadores de 30 museus públicos.

O jornal disse ainda que o Mundial começa no dia 12 de junho e cada vez mais profissionais de diversas áreas ameaçam paralisar suas atividades. Recentemente as atenções estariam voltadas para os motoristas de ônibus e os policiais, vinculados diretamente com a questão do transporte e de segurança, dois serviços que seriam fundamentais durante o Mundial, como aponta o jornal de Madrid.

O governo, de acordo com El Pais, estaria temendo que as greves, somadas ainda a possíveis outras manifestações, prejudiquem a gestão da presidente Dilma Rousseff.

Entre os grupos que o jornal diz que estariam ameaçando iniciar novas greves, estão os funcionários do metrô de São Paulo, responsáveis pelo transporte de quatro milhões de pessoas diariamente. Além deles, o jornal menciona também que quase dois milhões de funcionários federais pretendem suspender suas funções  a partir de 10 de junho.

Segundo o jornal, haveria também um grupo de trabalhadores de empresas privadas que estaria prometendo paralisar as atividades durante a Copa do Mundo. Alguns deles estariam ligados diretamente à Força Sindical, que já teria declarado abertamente seu apoio ao candidato à presidência da República na próxima eleição Aécio Neves (PSDB) .

Estes grevistas somariam cerca de 1,9 milhões de empregados de setores como os de alimentação, hotelaria, têxtil, metalurgia, transporte e das indústrias gráfica e química. Um protesto no dia 6 de junho em São Paulo – e possivelmente em outras cidades – já teria sido convocado pela Força Sindical, segundo o jornal.  O motivo principal do protesto, a Copa do Mundo, deixaria ainda mais claro como a entidade estaria atuando politicamente.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ