Audiência debate estrutura de segurança na Copa do Mundo

Data: 26/05/14

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (27), audiência pública para discutir a estrutura de segurança dos grandes eventos no País, principalmente a Copa do Mundo.

Foram convidados: o ministro da Defesa, Celso Amorim; o secretário extraordinário de Segurança para os Grandes Eventos, Andrei Augusto Rodrigues; e o coordenador do Fórum da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Carlos Erane de Aguiar.

Tranquilizar a sociedade
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que propôs a reunião em conjunto com o deputado Edio Lopes (PMDB-RR), explica que um dos objetivos é tranquilizar a sociedade sobre a segurança dos eventos para o público.

"Vamos ouvir a parte dos governos federal e estaduais, as instituições organizadoras e as empresas fornecedoras de material de segurança. Então, a ideia é fazer com que o Parlamento e os brasileiros se sintam seguros", afirma Perpétua.

Conforme ela, os deputados da comissão devem questionar ainda aspectos da infraestrutura dos eventos, como a qualidade do serviço de internet e de telecomunicações em geral.

De acordo com a Agência Brasil, a operação de segurança e defesa para a Copa do Mundo conta com 157 mil agentes. O plano operacional começou na última sexta-feira (23) e vai até 18 de julho. Também atuarão 20 mil agentes de segurança privada, contratados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A reunião, realizada no Plenário 8, iniciou às 14 horas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ