Para deputado, integração das polícias deve ser grande legado da Copa

Data: 28/05/14

A integração das polícias pode ser o grande legado da Copa do Mundo de 2014. A opinião é do presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), que defendeu essa tese depois de audiência pública que discutiu, nesta terça-feira (27), a estrutura de segurança para o mundial.

Avelino visitou o centro de controle montado em Brasília para a Copa e saiu de lá muito bem impressionado. "Não apenas a infraestrutura, mas, sobretudo, os núcleos de coordenação nos estados, tendo as polícias Federal, Militar e Civil em total interação merecem destaque”, apontou.

Na avaliação do parlamentar, a estratégia utilizada nos grandes eventos deve ser aplicada em toda a sociedade. “Por que a segurança pública no Brasil não vai para frente? Porque cada um quer cuidar de si. Há questões corporativas e nós precisamos acabar com isso, pois quem sofre é a população ", declarou.

Forças Armadas
Além das polícias, também as Forças Armadas estão envolvidas na segurança da Copa do Mundo. De acordo com o gerente de operações de segurança e inteligência para grandes eventos do Ministério da Defesa, coronel Antônio Ruy Costa Junior, 57 mil integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica vão trabalhar no mundial – desde 2012, foram investidos R$ 709 milhões para essa atuação.

Costa Junior disse que a principal preocupação é evitar ações terroristas. Mil e cem homens integram uma força especial destinada a essa tarefa, segundo o coronel. “A melhor ferramenta é o esforço maciço em inteligência. Temos diversas agências no Brasil e no exterior trocando informações de maneira que haja a prevenção de possíveis atos terroristas”, informou.

Nesse sentido, acrescentou o coronel, foi realizado há 15 dias em Goiânia, sede do comando de operações especiais, um treinamento conjunto com todas as polícias dos estados.

A estrutura de segurança está baseada em dez eixos, que incluem sistema de comunicação militar por satélite, segurança cibernética e controle do espaço aéreo em dias de jogos, entre outros. "Haverá restrição aérea uma hora antes das partidas e de três a quatro horas depois, no perímetro dos estádios", comentou Costa Junior.

Manifestações
O delegado de Polícia Federal Rodrigo Avelar, da Secretaria Extraordinária de Segurança para os Grandes Eventos, afirmou que as equipes estão preparadas para lidar com manifestações populares, como as ocorridas durante a Copa das Confederações, no ano passado. O desafio, conforme ele, é garantir que protestos legítimos possam ocorrer e que só os excessos sejam coibidos.

O delegado disse ainda que os policiais receberam treinamento e vão usar armamento não letal nesse tipo de confronto.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ