Licença classista remunerada é aprovada no Senado Federal

Data: 29/05/14

 

Foto: Júlio Fernandes - SECOM CSPB

 

Os servidores públicos federais alcançaram mais uma grande conquista.  Foi aprovado, por unanimidade, em Plenário do Senado Federal, nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 5/2014 da Medida Provisória (MP – 632/13), que garante aos servidores o direito de participarem de entidades classistas com remuneração. A permissão já era concedida a servidores estaduais e municipais.

 

A Fenapef participou, com outras entidades de classe, das negociações com parlamentares, chegando a se reunir com o Presidente do Senado, Renan Calheiros, para solicitar apoio.  Na ocasião, o presidente se comprometeu em conversar com os líderes para acertar o acordo da votação da matéria.

 

O texto aprovado concede licença com remuneração para desempenho do mandato para dirigentes de Federações, Confederações, Sindicatos, Associações de Classes e entidades fiscalizadoras. Outra grande conquista se dá quanto ao número de servidores liberados para o exercício do mandato classista. Atualmente apenas três servidores podem ser liberados. Já pelo projeto, sindicatos de até 5 mil associados poderão contar com dois servidores; de 5.001 a 30 mil associados, com quatro servidores; e de mais de 30 mil associados com oito servidores.

 

Agora, a matéria segue para sanção presidencial. “Este é um pleito legítimo e estamos confiantes que ele será efetivado. Todos os dirigentes sindicais que engajaram na luta para a aprovação estão de parabéns pelo esforço”, avaliou o presidente da Fenapef, Jones Leal.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ