SINDPOLF/SP questiona segurança por policiais federais a filha de Ministro

Data: 29/05/14

O SINDPOLF/SP encaminhará na próxima semana para o Ministério Público Federal, ofício solicitando averiguação do caso de responsabilidade por desvio de finalidade no caso de escolta realizada por policiais federais para a filha do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Será encaminhado ofício, ainda, ao Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União para que avaliem a possível utilização de recursos públicos para fins privados, podendo caracterizar desvio de verba pública.

De acordo com o Sindicato, a segurança realizada pela Polícia Federal serve apenas para Dignitários (Chefes de Estado, Ministros, Secretários), podendo, embora a legislação não preveja, estender-se para familiares apenas em caso iminente de ameaça à vida, comprovada e excepcionalmente, ou no caso de proteção ao depoente especial (proteção à testemunha). O que não ocorre com a filha do Ministro. Se alguém sofre ameaça, por exemplo, isso vem escrito na emissão da ordem. No caso dela não há, apenas a ordem para que se faça a escolta", afirmou o presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally.

Além disso, há gastos do dinheiro público, quando se colocam policiais à disposição da família. No caso da filha de Cardozo, os policiais são obrigados a oferecer segurança em todos os locais freqüentados por ela (bares, restaurantes, shoppings, cinemas e baladas noturnas). Normalmente são até oito policiais em revezamento, oriundos de outros estados em que o governo paga diária, transporte aéreo, alimentação, além do uso de viaturas e equipamentos pertencentes ao Departamento de Polícia Federal.

Existem reclamações de servidores que já participaram dessa escolta revelando o pouco caso com que os policiais são tratados, além dela  comumente desprezar totalmente as orientações da equipe de escolta, mudando trajetos, não fornecendo dados de horários, paradas e destinos, informações que são fundamentais.

Alguns relatórios de policiais que participaram dessa atividade teriam sido encaminhados aos chefes responsáveis sobre o problema e ilegalidade da missão, porém, a escolta já se arrasta por anos.

O SINDPOLF/SP defende que neste caso específico de segurança, deveria ser feita por particulares e não à custa do erário público. Ressalta também o baixo efetivo policial em todo o país que deve priorizar policiamento de fronteiras, combate ao tráfico e corrupção, dentre outras investigações.

A tentativa de assalto à filha de Cardozo, na última terça-feira (27), no bairro do Morumbi, torna evidente a discussão sobre atividades de escoltas e Segurança Pública. Ela sofreu uma tentativa de assalto, risco que todo cidadão brasileiro, infelizmente, corre no dia a dia.


 
 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ