Filha e ex-mulher do ministro da Justiça são alvo de criminosos, diz PF

Data: 29/05/14

Dois carros que levavam a filha e a ex-mulher do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os policiais federais que escoltavam a família foram abordados por criminosos, na noite de terça-feira (27), na região do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (29) ao G1 por telefone e por meio de nota pela assessoria de imprensa da Polícia Federal (PF) em Brasília.

De acordo com assessores da PF, Mayra Cardozo, a mãe dela, Sandra Jardim, e os agentes que as escoltavam não ficaram feridos na ação criminosa. Nenhum objeto foi levado das vítimas. Também não há confirmação sobre qual seria a motivação do crime. Segundo a "Folha de S.Paulo" e a "Veja", seria uma tentativa de assalto.

“A Polícia Federal esclarece que o incidente ocorrido em São Paulo envolvendo familiares do Ministro da Justiça está sob apuração da instituição, sendo mantida em sigilo, na forma da lei”, informou a PF por meio de nota divulgada nesta manhã no site do órgão.

Segundo o Jornal Hoje, a assessoria de imprensa do ministro informou que ele não iria se pronunciar sobre o caso.

O crime
De acordo com os órgãos de imprensa, Mayra comemorava o seu 22º aniversário e seguia para um restaurante com Sandra, que é procuradora de Justiça da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.  O veículo onde estavam, um Toyota Camry blindado, era conduzido por Sandra.

Os veículos de comunicação informaram que por volta das 20h30, quatro criminosos cercaram o carro perto de um semáforo na entrada do túnel presidente Jânio Quadros, região do Morumbi, na capital. Os criminosos estariam fazendo um arrastão no local. Ao perceber a ação criminosa, Sandra teria arrancado com o carro.

Os bandidos então teriam ido para cima do automóvel onde estavam os policiais federais. Depois desistiram e fugiram. Não há informações se os policiais reagiram.

Sem registro
Procurada pela G1 para comentar o assunto, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou por meio de nota enviada à equipe de reportagem que o caso não foi registrado na Polícia Civil ou pela Polícia Militar (PM). “Não houve registro. A ocorrência - se de fato existiu - não foi atendida pelas polícias estaduais”, informou a SSP por nota.

Questionamento
Por meio de nota, o Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (Sindpolf) questionou a segurança por policiais federais à filha e à ex-mulher do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Segundo o sindicato da categoria há suspeita de desvio de finalidade no caso da escolta. Por isso, encaminhará ofício ao Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU) para que avaliem a possível utilização de recursos públicos para fins privados, podendo caracterizar desvio de verba pública.

De acordo com o Sindpolf, a segurança realizada pela Polícia Federal serve apenas para Dignitários (chefes de estado, ministros e secretários).

Segundo o sindicato, embora a legislação não preveja, o benefício pode estender-se para familiares apenas em caso iminente de ameaça à vida. "Ou no caso de proteção ao depoente especial, proteção à testemunha", informa a nota.

Ainda de acordo com o Sindpolf, a filha do ministro não está sofrendo ameaça. "Se alguém sofre ameaça, por exemplo, isso vem escrito na emissão da ordem. No caso dela não há, apenas a ordem para que se faça a escolta", afirmou o presidente do sindicato, Alexandre Santana Sally.

A nota do Sindpolf informa que a segurança que agentes federais fazem de familiares de autoridades envolve "gastos do dinheiro público".  "No caso de Mayra Cardozo, os policiais são obrigados a oferecer segurança em todos os locais frequentados por ela: bares, restaurantes, shoppings, cinemas e baladas noturnas. Normalmente são até oito policiais em revezamento, oriundos de outros estados em que o governo paga diária, transporte aéreo, alimentação, além do uso de viaturas e equipamentos pertencentes ao Departamento de Polícia Federal", informa a nota.

O sindicato também informou na mesma nota que os policiais que fazem a escolta da filha do ministro reclamam do comportamento de Mayra. "Existem reclamações de servidores que já participaram dessa escolta revelando o pouco caso com que os policiais são tratados, além dela  comumente desprezar totalmente as orientações da equipe de escolta, mudando trajetos, não fornecendo dados de horários, paradas e destinos, informações que são fundamentais."

O Sindpolf informou que relatórios de policiais que fazem esse tipo de segurança foram levados aos seus superiores relatando "o problema e ilegalidade da missão, porém, a escolta já se arrasta por anos."

Para o sindicato, a segurança deveria ser feita por particulares e "não à custa do erário público. "A filha do ministro Cardozo sofreu uma tentativa de assalto, risco que todo cidadão brasileiro, infelizmente, corre no dia a dia", encerra a nota.

Memória
A região onde a família do ministro foi atacada é perto do local onde Thomaz Alckmin, filho do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sofreu tentativa de assalto em fevereiro deste ano, quando estava com a filha criança dentro do carro. Na ocasião, seguranças que escoltavam a família do governador trocaram tiros com quatro criminosos que fugiram. Ninguém foi ferido.

Em abril de 2013, a filha do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, foi vítima de uma tentativa de assalto no Morumbi, na Zona Sul da capital. Ela não foi ferida.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ