SINDPOLF/SP solicita fornecimento gratuito de trajes sociais para policiais em missão na Copa

Data: 03/06/14

O SINDPOLF/SP enviou ofício ao Superintendente Regional do Departamento de Polícia Federal, Roberto Cicilati Troncon Filho, requerendo que sejam fornecidos, com urgência, para todo o efetivo, ternos e trajes sociais (para mulheres), especialmente para as autoridades policiais do cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista que atuarão em Missão Copa do Mundo FIFA 2014. Nos últimos dias a diretoria do Sindicato recebeu diversas consultas de colegas preocupados com a exigência de trajes específicos para realização de missão no período da Copa.

Segundo ofício, a preocupação recai especificamente sobre um documento que foi distribuído às equipes policiais, com logotipo da FIFA e intitulado “Copa 2014 – FIFA World Cup – São Paulo- Coordenação Operacional –Segurança de Dignitários –SP”. Nele consta que “o traje a ser utilizado por todos os integrantes da equipe de segurança aproximada é o social completo (terno e sapatos escuros, camisa e gravata discretas)”.

Para o SINDPOLF/SP, é de conhecimento público, as desvalorizações salariais de mais de seis anos sem a devida recomposição e, em decorrência de problemas financeiros, muitos servidores se encontram com dificuldade para realizar gastos secundários em detrimento da manutenção das despesas voltadas para alimentação, habitação, educação e sustento de suas famílias.

“Saindo do campo do Direito Administrativo e passando a análise jurídica de como é tratado o referido assunto na iniciativa privada, a parte mais forte da relação trabalhista, o empreendedor do negócio, quando impõe a obrigação de fazer, ou seja, usar o uniforme, deverá fornecer gratuitamente a vestimenta. A jurisprudência neste sentido está bem firmada, já que o órgão de cúpula do Judiciário Trabalhista, consoante o Precedente nº 115 da SDC determina o fornecimento gratuito de uniformes, desde que exigido seu uso pelo empregador”, argumenta o texto do ofício.

O documento, assinado pelo presidente da entidade, Alexandre Santana Sally, informa também que para determinadas autoridades policiais, o traje social para mulheres e terno para os homens não são prioridades nas suas atribuições diárias e nem em suas vidas cotidianas. “A compra de um único traje social e seus complementos, incluindo sapatos, cinto, apenas uma camisa e duas gravatas, podem gerar gastos de no mínimo 7% a 12% do seu salário líquido dependendo da classe em que esteja inserido”, informou.

O ofício de número 59/ 2014,  foi enviado na tarde desta segunda-feira, 2 de junho e aguarda providências ou resposta da Superintendência.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ