72% dos brasileiros estão insatisfeitos com o país

Data: 03/06/14

"O humor nacional no Brasil é triste". Assim é definido o sentimento dos brasileiros em relação ao país, em um levantamento inédito feita pelo Pew Research, um dos principais institutos de pesquisa norte-americanos. Segundo o estudo, depois de um ano em que mais de um milhão de pessoas foram às ruas das principais cidades brasileiras, em protestos contra a corrupção, aumento da inflação, falta de investimentos do governo em educação, transportes públicos, saúde, entre outros, 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com a maneira como as coisas estão indo no país. Apenas 26% estão satisfeitos. O levantamento é baseado em entrevistas realizadas entre 10 de abril e 30 de abril de 2014, em uma amostra representativa de 1.003 adultos selecionados aleatoriamente em todo o país.

 

Em junho de 2013, milhares de estudantes tomaram o gramado do Congresso Nacional, em Brasília, na "Marcha do Vinagre": foi uma das dezenas de manifestações ocorridas em todo o país

 



Ao longo do ano, conforme mostra o estudo, as opiniões sobre a economia nacional mudaram drasticamente: dois terços dizem que a economia não vai bem, enquanto apenas 32% dizem que a economia é boa. Em 2013, 59% das pessoas acreditavam que o país estava "em boa forma" em relação à economia, enquanto 41% disseram que a economia estava ruim.

 

 



A influência da presidente Dilma Rousseff sobre o Brasil é um dos itens avaliados como negativos, no tratamento de questões importantes para o país. O estudo destaca que aproximadamente 52% dos entrevistados dizem que Dilma tem influência positiva, enquanto 48% mostram uma população dividida. Os números indicam que, no último ano de seu mandato, em 2010, o ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva tinha avaliação muito melhor que a de Dilma: oito em cada dez (84%) acreditavam que Lula tinha um impacto positivo sobre o Brasil.

 

 



Apesar dos baixos índices de aprovação, Dilma consegue resultados mais positivos do que os seus principais adversários na eleição de outubro, que permanecem menos conhecidos. Cerca de 51% têm uma opinião favorável de Dilma Rousseff (PT), enquanto que 27% tem mais confiança em Aécio Neves (PSDB) e 24% no Eduardo Campos (PSB).

Copa é ruim para o país

Os impactos da realização da Copa do Mundo, que começa no dia 12 deste mês, também causa preocupação nos brasileiros. Cerca de seis em cada dez pessoas (61%) acham que sediar o evento é uma coisa ruim para o Brasil. O motivo seria que, para investir em infraestrutura para o Mundial, o dinheiro é de serviços públicos - um tema comum nos protestos que tomaram conta do país desde junho de 2013. Apenas 34 % acham que a Copa irá criar mais postos de trabalho e ajudar a economia. O benefício internacional em sediar os jogos também é cercado de ceticismo: Cerca de quatro em cada dez (39%) dizem que a imagem do Brasil ao redor do mundo será prejudicada, enquanto que um número quase igual (35%) dizem que vai ajudar; 23% dizem que não terão nenhum impacto.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ