Brazil federal police get 16% pay rise to avert strike

Data: 04/06/14

O governo brasileiro está oferecendo a policiais federais um aumento salarial de 15,8% para evitar greve durante a próxima Copa do Mundo.

Sob o acordo, os agentes da polícia federal vão receber um aumento salarial de 12% a partir de julho, e outro aumento de 3,8% em janeiro.

O acordo segue greves da polícia no início deste ano, em que cerca de 250 mil agentes participaram.

Os preparativos para a Copa do Mundo - que começa em 12 de junho – podem ser prejudicados por protestos antigovernamentais e paradas.

Polícia Federal do Brasil, que realiza investigações criminais e combate ao narcotráfico e ao terrorismo, também é responsável pela segurança nas fronteiras e aeroportos do país.


O sindicato que representa os oficiais federais, Fenapef, congratulou-se a oferta e disse que suspendeu sua greve planejada “antes, durante e depois da Copa e antes da eleição (em 5 de Outubro de 2014)”.

O presidente da Fenapef, Jones Borges Leal, disse que o governo também concordou em criar um grupo de trabalho para discutir a progressão na carreira dos oficiais, outra exigência fundamental.

O aumento de salário também será aplicável aos digitadores e equipes forenses , disseram autoridades sindicais.

No mês passado, as forças policiais estaduais entraram em greve por melhores salários em pelo menos 14 estados brasileiros , e também houve paralisações por parte dos professores e funcionários públicos.

O governo aumentou a segurança em todos os 12 locais de acolhimento, com até 20.000 agentes de segurança implantados para o Rio de Janeiro para garantir a segurança durante a final da Copa do Mundo em 13 de julho.

O governo está empenhado em evitar uma repetição dos protestos em massa realizadas durante a Copa das Confederações do ano passado , muitos dos quais descendem em violência.

Mais de um milhão de pessoas foram às ruas no momento protestando contra a corrupção e o que eles consideravam ser gastos excessivos sobre os preparativos para a Copa do Mundo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ