'Efeito Copa' eleva tempo de emissão de passaportes para 2 meses, diz PF

Data: 09/06/14

 Com a Copa do Mundo, que será disputada no Brasil a partir da próxima quinta-feira (12), a procura de brasileiros por viagens internacionais aumentou, assim como o tempo de espera para a emissão dos passaportes. De acordo com dados da Polícia Federal (PF), em Piracicaba (SP), o agendamento que costumava demorar cinco dias no início do ano tem demorado 50 dias. Em outras cidades da região a situação é pior, já que em Campinas (SP), a espera chega a dois meses.

O mês de maio teve recorde no número de pedidos em Piracicaba nos últimos 10 anos, com a emissão de 2.925 passaportes. Para o delegado da PF na cidade, Florisvaldo Neves, o aumento revela que os turistas brasileiros preferem aproveitar o período do mundial e as férias de julho para ir a outros países.

Ainda segundo o delegado, cerca de 300 pessoas passam pelo posto da PF na cidade. Para casos em que a viagem é urgente, a emissão dos passaportes pode ser solicitada com mais pressa e fica pronto em até 48 horas, no entanto, segundo Neves, cada caso é analisado e o valor da taxa de emissão é dobrado.

 Pacotes de viagens
De acordo com a estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a venda de pacotes internacionais deve ter aumento de até 20%. Em Piracicaba, esse dado é confirmado nas agências. "Os preços para viagens para Europa, Estados Unidos e Caribe estão com preço de baixa temporada, então quem não ia viajar este ano acabou mudando de ideia já que consegue economizar até R$ 1.500 por pacote", disse Aldono Benetton, proprietário de uma agência de viagens.

A comerciante Juliana Pecci vai aproveitar as férias e os preços baixos para viajar para Boston, nos EUA, em julho. "Comprar pacotes de viagens para dentro do país está mais caro do que para fora. O jeito vai ser torcer pelo Brasil na Copa lá nos Estados Unidos", afirmou.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ